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Faça você mesmo o Teste do Stator e Regulador - Buell até 2007, Stator Trifásico

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Alexandre Vallin:
Faça você mesmo o Teste do Stator e Regulador – Buell até 2007 – Stator Trifásico. (3 fios)

* Ferramentas Necessárias:

Chave Tork Original Buell, Multimetro.

É importante lembrar, que se sua moto não esta carregando a bateria, a primeira coisa que tem que ser feito é verificar primeiro a Tensão da Bateria com a moto ligada. Porisso há a necessidade de alguma forma, você ter a bateria carregada, para dar a partida. Utilizando um Multimetro na escala indicada (figura 1) VDC – 20 Volts (fio vermelho no positivo e fio preto no negativo da bateria). A tensão tem que estar entre 13,0V a 14,5 V a 1.000 RPM. Se sua moto esta com esta tensão, e mesmo assim ela te deixa na mão, você deve estar com problemas no conector 77, que iremos ensinar a retirar, pois com a vibração acaba dando mal contato, e com certeza você irá ter o regulador ou stator danificado no futuro. Na minha opinião isto é um item obrigatório, pois a única função dele é facilitar a vida do mecânico na instalação. E este procedimento é somente para as Buell até 2007, uma vez que o conector das Buell 2008, são melhores. Agora, se você mediu a tensão, e ela esta indicando abaixo de 12,5 V, você esta com algum problema no sistema de geração de energia da moto. O primeiro item a ser verificado é o fusível de 30 A, verifique se não esta queimado e depois será o Stator, o seu plug esta localizado do lado direito da moto, próximo ao esticador da correia dentada. Com a moto desligada e com a chave tork, retire os 03 parafusos da capa que protege a polia da correia dentada, na figura 2 você verá que o conector 77 já foi retirado e substituído pelas luvas
amarelas, o plug do stator é o que esta ao lado das luvas, e contém 03 fios. Vamos Ver se o Stator não esta em curto. Com a moto desligada, desconecte o Plug indicado (circulado na figura 2). Com o multímetro na menor escala que existir em Ohms X1 (figura 3), você deve colocar uma ponta no chassis da moto (negativo), e a outra medir as 03 fases do stator, no visor deverá aparecer a mensagem de resistência infinita (numero 1 do lado esquerdo do multímetro digital), (figura 4). Com isto você estará certificando que o seu stator não esta em curto de isolação do verniz. A figura 4 mostra um teste que foi feito em bancada, porém com um multímetro com maior precisão, onde a indicação de resistência infinita é indicada pelas letras 0.L. Note que o plug preto esta na carcaça do stator, simulando o chassis da moto.

* Agora vamos ver se ele não esta rompido, aberto:
Com o multímetro na mesma escala anterior, em Ohms na escala X1, você deverá medir a resistência entre os bornes do stator, fase ab, bc, ac. A resistência deverá estar entre 0,1 e 0,6 ohms. Se não tiver indicando isso ou estiver indicando resistência em infinito (numero 1 do lado esquerdo do multímetro), o stator estará em aberto. Algum fio esta rompido.

* Ultimo Teste, com a moto agora ligada:
Com a moto em funcionamento, tem que colocar o multímetro na Escala Voltagem Alternada, VCA 200, desenho de senoide (figura 5), a tensão entre as fases ab, bc, ac, deverá estar oscilando entre 16 V a 20 V em 1000 rpm e 32 V a 40 V em 2000 rpm. Se estiver dando esta tensão, o seu Stator estará OK e provavelmente o problema deverá estar no Regulador de Voltagem ou no conector 77. Não é possível fazer testes no regulador com o multímetro, o único teste é saber se realmente esta chegando 13,5V a 14,5V na bateria, por isso é importante se certificar que o conector do stator até o regulador esta ok, e que a ligação entre o regulador e os fios que vem da bateria, estejam ligados corretamente.

Para retirar o conector 77, você deverá soltar o negativo da Bateria, para evitar qualquer curto acidental. Você poderá soldar os fios ou colocar as luvas, porém, com as luvas terá a necessidade de ter um alicate próprio prensar terminais, conforme indicado na figura 7. Seguindo todos esse procedimentos e ainda não esta funcionando, provavelmente o que esta queimado é o Regulador de Voltagem, ai é só trocando por outro.

Pode parecer complicado, mas em apenas 15 minutos você poderá saber se realmente é o regulador ou o Stator que queimou. Muitas das vezes o problema é o mal contato, onde internamente os contatos do plug fica centelhando e com o tempo acaba criando uma camada de carbono, o que acaba isolando o contato não carregando mais a bateria.

Fonte: arquivos do Buell BR
Agradecimentos aos moderadores da página.

Perez:
Tutorial nota 10.

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Erick Carrijo:
O estator utilizado nos anos 08 e 09 possuem apenas 2 fios na saída.
A resistência entre os fios 1-2 deve ficar entre 0,1-0,3 ohm.
A tensão de saída, varia com rotação do motor. A tensão adicional deve ficar entre 20~28 VAC a cada 1000rpm incrementado.
Exemplo: 1000rpm = 20~28 VAC - 2000rpm = 40~56 VAC

Pimbox:

--- Citação de: Erick Carrijo em 15 Junho, 2018, 09:01:38 ---O estator utilizado nos anos 08 e 09 possuem apenas 2 fios na saída.
A resistência entre os fios 1-2 deve ficar entre 0,1-0,3 ohm.
A tensão de saída, varia com rotação do motor. A tensão adicional deve ficar entre 20~28 VAC a cada 1000rpm incrementado.
Exemplo: 1000rpm = 20~28 VAC - 2000rpm = 40~56 VAC

--- Fim de citação ---

Ótima informação Erick.

Caetano:
Uma dúvida vallin vc  diz que pra testar o estator  tem que por o negativo  no chassi  e outra ponta na saída do estator   mas o da minha desconectei  os três fios estava passando corrente do fio do chassi pro fio do estator  mas três fases  madei recondicionar  e além do verniz mandei resinar  também  por causa  da limalha   

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