Buell Brasil

Buell Geral => Transmissão => Tópico iniciado por: Maiconcosta em 05 Junho, 2017, 11:57:30

Título: Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Maiconcosta em 05 Junho, 2017, 11:57:30
Bom dia Senhores.

Segue as informações referente as correias e polias utilizadas pelas Buells XBs e 1125.

As correias utilizadas são, nada mais que correias industriais. As correias originais possuem cordéis em fibra de aramida (Kevlar). Os fabricantes tem substituído a fibra de aramida por fibra de carbono já a alguns anos. Inclusive, a Harley Davidson utiliza correias com cordéis em fibra de carbono da marca Gates. Lembrando que as correias da Gates (Polychain GT Carbon, disponível em 135 dentes) que utiliza cordéis em fibra de carbono, mesmo com a quantidade igual de dentes das originais, se faz necessário realizar uma modificação no suporte da polia tensionadora, conforme imagem abaixo.

Especificação das Correias​ (Belt) para todas as Buells XBs e 1125:
Largura: 1 1/8" (28,57mm); Passe: 14mm

- Buell XB9S e XB12R (2003 apenas) - Este modelo não foi vendido no Brasil.
Correia de 155 Dentes
Relação 72/30 (2.400:1)

- Buell XB9SX, XB12S e XB12R (2004 a 2010)
Correia de 128 Dentes
Relação 65/27 (2.407:1)

- Buell XB12Ss, XB12X e XB12Stt
Correia de 135 Dentes
Relação 65/27 (2.407:1)

- Buell 1125CR
Correia de 149 Dentes
Relação 76/27 (2.815:1)

- Buell 1125R
Correia de 145 Dentes
Relação 70/27 (2.593:1)
Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Marco Krueger em 27 Julho, 2017, 21:03:56
Muito bom

Marco Krueger - Arquiteto
Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Marco Krueger em 27 Julho, 2017, 21:04:02
Muito bom

Marco Krueger - Arquiteto
Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: mcmoyses em 22 Novembro, 2018, 14:10:26
Algumas duvidas sobre as correias:

1) De quanto em quanto tempo devemos trocar a correia? Tenho uma Uly
2) Como identifico a hora de troca-lá?
3) Existe alguma manutenção/cuidado que devemos ter com a correia?

Desde já agradeço a ajuda!!!!!
Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Pimbox em 22 Novembro, 2018, 23:37:25
Algumas duvidas sobre as correias:

1) De quanto em quanto tempo devemos trocar a correia? Tenho uma Uly
2) Como identifico a hora de troca-lá?
3) Existe alguma manutenção/cuidado que devemos ter com a correia?

Desde já agradeço a ajuda!!!!!

Correias de Harley duram até 100 mil KM.... mas não se deixe levar por essa informação, na Buell a brincadeira é diferente. Mesmo sendo correias feitas até do mesmo material, a Buell por ter mais torque e instigar o piloto a "dar mão" duram bem menos!
A minha quando comprei a moto já estava com a correia bem usada e andei até estourar, normalmente o pessoal do grupo anda com uma correia ali onde o filtro de ar fica, e roda até estourar.
Vamos as dicas para durabilidade:
- Evite principalmente sair forte com a moto parada, tipo saída de farol... isso estressa de mais a correia. Quanto a manutenção, passe vaselina liquida (de farmácia) na parte interna e externa da correia 1 vez por mês no mínimo. Isso evita dela ressecar e quebrar prematuramente. A minha e a do Pedro passamos silicone concentrado (de maquina de xerox) 1 vez a cada 15 dias ficam sempre bem hidratadas e creio que vão durar muito (se chegar a 40 mil do jeito que eu ando seria excelente). Ah... use uma escova de dentes para passar a vaselina na correia.

Espero ter ajudado! Valeu e até logo...
Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: mcmoyses em 23 Novembro, 2018, 08:44:37
Olá Pimbox...sim ajudou e muito...muito obrigado...
Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Flávio Ribiero Ulysses em 03 Junho, 2019, 21:13:02
Muito boa a dica do silicone!!!

Quanto a tensão da correia, é normal a roldana do tensor ficar "livre" com a moto parada??
Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Pimbox em 04 Junho, 2019, 00:22:50
Muito boa a dica do silicone!!!

Quanto a tensão da correia, é normal a roldana do tensor ficar "livre" com a moto parada??

Negativo! O meu tensor fica bem difícil de rodar com a mão, quando a moto está parada! Se o seu ta muito fácil recomendo que veja se a corria está muito gasta.
Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Flávio Ribiero Ulysses em 04 Junho, 2019, 18:20:09
Valeu pela dica!!!
Vou verificar com o pessoal de uma loja que mexe com HDs e Buell aqui em Campinas.
Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Kenio Bristot em 02 Outubro, 2019, 11:01:02
Bom dia pessoal, gostaria de saber onde encontro correia da Buell xb9 sx 2006/7  128 dentes 14mm 1-1/8 quando acha no Brasil é inviável, alguém tem um contato com preço justo?.
Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Pimbox em 05 Outubro, 2019, 01:06:24
Bom dia pessoal, gostaria de saber onde encontro correia da Buell xb9 sx 2006/7  128 dentes 14mm 1-1/8 quando acha no Brasil é inviável, alguém tem um contato com preço justo?.

Kenio, quando a minha exatamente do modelo que está procurando (xb9sx) estourou, comprei com o Deco original. Mas depois de um tempo criaram até um grupo no WhatsApp voltado para a criação de uma correia exatamente com as mesmas especificações, como se fosse uma Gates só que com 128 dentes... Sei que tiveram muitas falhas durante as tentativas de conclusão do projeto, mas não acompanhei até o final para saber se obtiveram êxito. Vou ver no grupo da oficina do Deco se alguém sabe que "pé que ficou" esse projeto.
Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Chay Vargas - Vitória ES em 29 Janeiro, 2020, 08:46:34
Só lembrando que moto parada por muito tempo a correia se deforma nas posiçoes das polias, forma um semi-círculo criando um calo, e quando sai dessa posição (moto rodando), esse "calo" sai da sua posição de "repouso" e assume uma posição retilínea aonde não toca nas polias, e isso cria um enorme estress no material da correia...

É basicamente como desentortar um clip de papel no local onde foi dobrado pelo molde na fábrica...necessica de menos tentativas para se romper.

Por isso, rode com sua Buell ou motocicleta com correia periodicamente, nem que seja apenas 1 metro (certifique-se da posição anterior, use giz de cera se necessário na parte externa da polia da roda traseira para marcar o "semi-círculo") para mudar posição da correia dentro da sua garagem. Se for ficar mais de uma semana sem rodar, afrouxe o tensionador, e deixe a correia o mais frouxa possível, de preferência remova-a e guarde em um local longe de fonte de calor, sol, umidade, óleo derivados de petróleo, fumos...etc.

Áhhh, não torcer a correia para verificar folga....rs isso fala até no manual, verifica pela polia externa, no caso, esse deslizamento não pode ocorrer. Ajuste folgando os dois parafusos e movimentando com a mão, tinha uns modelos que tinham uma mola, me corrijam se estiver errado!!!

Não durará 100 mil km, mas vai achegar perto dessa marca, afinal o preço não é barato dessas correias, mas mesmo asssim é mais viável já que custa o dobro e dura PELO MENOS umas 3x mais que uma corrente para motos de 1000cc....
Se cuidar, dura aí umas 5x mais!

Olha no site da Sant Paul é uma Enciclopédia...rs

Página inicial: https://st-paul-harley-davidson-buell.myshopify.com/

Correia 128T: https://st-paul-harley-davidson-buell.myshopify.com/collections/best-selling-products/products/g0500-1aah-genuine-buell-drive-belt-xb12r-xb9r-xb9s-xb12s-xb9sx-u8a

Manutenção na correia: https://cdn.shopify.com/s/files/1/1713/7809/files/XB_Belt_Drive.pdf?17442822823085659810
Título: Re:Transmissão Final (Correias)
Enviado por: Pimbox em 03 Fevereiro, 2020, 19:22:33
Só lembrando que moto parada por muito tempo a correia se deforma nas posiçoes das polias, forma um semi-círculo criando um calo, e quando sai dessa posição (moto rodando), esse "calo" sai da sua posição de "repouso" e assume uma posição retilínea aonde não toca nas polias, e isso cria um enorme estress no material da correia...

Ótima dica Chay, muito bem lembrada essa informação da correia parada!