Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Maiconcosta

Páginas: [1]
1
Assuntos Gerais / Re:Opiniões sobre Buell
« Online: 22 Maio, 2018, 17:19:19 »
Olha, quando ao conforto do garupa, tanto nas XB9SX, como nas XB12S que tem basicamente o mesmo banco, a maioria reclama do conforto, mesmo para viagens curtas. Porém, as esportivas com banco bipartido, não tem um banco confortável. Se a intenção é andar com garupa, prefira as XB12Ss Long, se preferir as nakeds ou prefira a XB12X Ulysses, no estilo Big Trail, com um banco para o garupa de dar inveja até nas BMWs.

Quanto ao consumo, a maioria das XB9 (984cc) faz algo em torno de 16km/L pelo que tenho visto na maioria dos comentários... a minha fazia nessa média tbm. Já as XB12 (1203cc), faz facilmente acima dos 20km/L. Lógico que esses dados não são para quem está acelerando forte ou andando muito acima da velocidade máxima da via.

2
Assuntos Gerais / Re:Opiniões sobre Buell
« Online: 03 Fevereiro, 2018, 15:29:30 »
Quanto a reposição de peças, alguns falarão que é difícil encontrar peças, pois a marca foi fechada no fim de 2009. É algo relativo e depende da peça e de sua pressa. As que não são encontras por aqui, podem ser encontradas no www.eBay.com (Um Mercado Live americano para quem não conhece). Apesar do dólar valorizado e do alto imposto de importação, algumas peças podem sair por menos que algumas peças de Hornet, compradas em concessionárias honda por exemplo.

As correias são conhecidas por sua facilidade de uso, não necessitando de manutenções periódicas, como as correntes. E seu funcionamento silencioso agrada bastante os donos de Buells e Harleys. Você pode andar com outra de reposição dentro da caixa do filtro de ar e trocar no meio da estrada em menos de 20 minutos. Quanto ao custo, nos Estados Unidos, uma correia custa menos de U$ 200 dólares. Aqui você encontrará entre R$ 900 e  R$ 1500, dependendo do modelo de sua Buell. Uma correia dura no mínimo 30.000 KMs. Pode ser considerado um item caro por alguns. Para outros, um ótimo custo benefício.

Vi em alguns fóruns, comentários que poderia ser difícil encontra as pastilhas de freio. São encontradas facilmente no Mercado Livre, da marca EBC. E uma procurada na General Osório, irá encontrar também da marca GoldFren. Essas marcas são as mais recomendas, por serem sinterizadas. Você também irá encontrar da Fabreck, porém até o momento não vi nenhuma sinterizada, somente metálica, que agride muito mais o disco (difícil encontrar para reposição) e em alta temperatura poderá vitrificar e te deixar sem freio. Economizar em segurança não vale a pena.

A parte elétrica precisa de uma atenção maior. O chicote pode ter sido danificado por algum mecânico despreparado, ou mesmo pelo calor. A maioria das Buells tem mais de 10 anos de uso. Por isso, dependendo do estado, o ideal seria fazer uma boa revisão elétrica (entende-se por boa, quando se retira o chicote e revisa fio por fio). Existem mecânicos que cobram caro e não fazem essa "boa revisão". O estator é um item que costuma parar de funcionar, simplesmente por desgaste. Sua vida útil pode ser diminuída, utilizando lubricantes não indicados, como de diferencial de blazer por exemplo. Um estator novo não é barato, porém tem quem recupere, recondicionando o seu próprio. Porém existem profissionais e profissionais. Indico um que trabalha a anos com Buell e nunca teve problemas.

O maior problema das Buells, sem dúvidas, é a falta de mão de obra especializada. Não pense que é só levar para alguém que entende de Harley. Já ouvi vários relatos de problemas causado em concessionárias. Muitas delas nem aceitam mexer nas Buells. Os mecânicos em geral, falarão mal de Buell pra você, por total desconhecimento e despreparo. Por isso, não leve sua moto para qualquer mecânico, não que a Buell seja complicada, pois pelo contrário, tem uma manutenção realmente simples, porém tem suas peculiaridades. Recomendo levar na DDG em Cotia/SP, mexe somente com Buell.

3
Assuntos Gerais / Opiniões sobre Buell
« Online: 03 Fevereiro, 2018, 15:28:16 »
Pessoal, vamos contribuir com informações para quem está querendo comprar uma Buell. Uma das primeiras coisas que se faz, quando se está querendo comprar um veículo, é procurar por opiniões de mecânicos e proprietários. Espero que ignorem as opiniões dos mecânicos em geral, pois a grande maioria irá falar mal de Buell logo de cara. O pior é que eles são o inimigo numero 1 das Buells. Grande parte dos  problemas encontrados nelas, são causados pelo despreparo destes.

Este tópico tem a finalidade de auxiliar quem está procurando por uma Buell. Informando os prós e contras, com a maior imparcialidade possível.

4
Elétrica / BATERIA - Dicas e informações
« Online: 24 Janeiro, 2018, 16:02:14 »
Pessoal, seguem maiores detalhes referente as baterias utilizadas nas Buells XB9 e XB12.

Especificações da Bateria Original: 12Ah e 200CCA.

As informações abaixo estão no manual de serviços.

Conforme o manual de serviços das Buells XB, o motor de arranque exige de 140 a 180 CCA (Cold Cranking Amps) na partida. Este detalhe passa despercebido, pois a maioria dos fabricantes de baterias oculta este tipo de informação, exatamente por ter um baixo CCA. Alguns acreditam que esse detalhe possa forçar o sistema elétrico. Por isso é interessante dar uma atenção a este detalhe e trocar a bateria caso não esteja dentro das especificações exigidas.

Limpeza e Inspeção

1. A parte superior da bateria deve estar limpa e seca. Sujeira e electrólitos no
parte superior da bateria podem causar auto-descarga.
Limpe a parte superior da bateria com uma solução de bicarbonato de sódio e água (5 colheres de chá de bicarbonato de sódio por litro de água). Quando a solução parar de borbulhar, enxaguar a bateria com água limpa.
2. Limpe os conectores do cabo e terminais da bateria usando um escova de aço ou lixa. Remova qualquer oxidação.
3. Verifique os parafusos, grampos e cabos a procura de ruptura, conexões soltas e corrosão. Limpe os grampos.
4. Verifique os bornes da bateria, por danos causados pelo aperto excessivo.
5. Inspecione a bateria por descoloração, parte superior saliente ou deformado, o que pode indicar que a bateria tenha sido congelada, superaquecida ou sobrecarregada.
6. Verifique se a caixa da bateria tem rachaduras ou vazamentos.

Cuidados
Não deixe a bateria descarregar completamente. O electrólito em uma bateria descarregada irá congelar. Quanto mais descarregada
uma bateria está, mais facilmente ele pode congelar e rachar a capa da bateria.

Se a moto não será operada durante vários meses, como durante a temporada de inverno, remova a bateria da motocicleta e totalmente carregada. A auto-descarga é uma condição normal e ocorre continuamente a uma taxa que depende da temperatura ambiente e do estado da carga da bateria. Baterias descarregam mais rápidamente, a temperaturas ambiente mais elevadas. Para reduzir a taxa de auto-descarga, armazene a bateria num local fresco (não congelado), e seco.
Carregue a bateria uma vez a cada mês, se for armazenada a temperaturas abaixo de 16 ° C. E carregue com mais frequência se armazenada em temperaturas acima de 16 ° C.

Voltagem (OCV) - Estado de Carga
12.7 100%
12.6 75%
12.3 50%
12.0 25%
11.8 0%

Na imagem abaixo, segue o Tempo gasto x Voltagem atual, para realizar o carregamento total da bateria.


5
Assuntos Gerais / Dados Técnicos sobre os Motores
« Online: 24 Janeiro, 2018, 10:54:19 »
Pessoal, seguem alguns dados dos motores das brutas... se alguém possui algum dado diferente ou adicional, fique a vontade para informar.

Reparem que todas as XBs (984 e 1203), tem os pistões de mesmo diâmetro. Porém os pistões das XB9 tem uma saliência a mais, conforme a imagem abaixo.

Imagem (Pistão da XB9 a esquerda e XB12 a direita)

XB9 (984 cm³)
Furo (Bore) = 3.500" (88,9 mm)
Curso (Stroke) de um 9 = 3.125" (79,3 mm)
Biela (Rod) = 7.270" (184,6 mm)

XB12 (1203 cm³)
Furo (Bore) = 3.500" (88,9 mm)
Curso (Stroke) de um 12 = 3.812" (96,8 mm)
Biela (Rod) = 6.926" (175,9 mm)

1125R e CR (1125 cm³)
Furo (Bore) = 103mm
Curso do 1125 = 67,5mm

6
Avisos Gerais / Re:Qual é a sua Buell?
« Online: 21 Dezembro, 2017, 13:00:26 »
Ulisses com 11000 rodados.  Tenho que andar mais


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Só isso? 11.000 Kms? Posta fotos dela? Está com ela desde zero?

7
Assuntos Gerais / Revisões periódicas
« Online: 08 Agosto, 2017, 09:01:54 »
Bom dia pessoal, esta é a tabela do manual quanto ao período que se deve realizar as manutenções periódicas. Algumas delas devem ser realizadas antes, como por exemplo, o lubrificante do motor, que dependendo do tipo de uso e qualidade do óleo a troca deverá ser realizada mais prematuramente.

Resumo:
Oleo e Filtro do Motor*     Troca a cada 8 mil Kms
Oleo da Primaria              Troca a cada 16 mil Kms
Velas                              Troca a cada 16 mil Kms
Oleo das bengalas            Troca a cada 16 mil Kms
Reset da TPS                   Fazer a cada 16 mil Kms (XBs até 2007)
Limpeza das aletas do Radiador de oleo a cada 8 mil Kms

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk


8
Assuntos Gerais / Re:Dados de fabricação dos modelos
« Online: 04 Agosto, 2017, 20:01:18 »
Fantástico Per. imaginei que haviam menos XB12SX, foram fabricadas 860 ainda.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk


9
Mecânica / Re:Óleo Motor - Relação Custo X Km
« Online: 27 Julho, 2017, 10:38:39 »
Antes utilizava Motul 7100 mas na última troca o "mecânico" insistiu para trocar pelo Castrol Racing 1, acabei trocando e não tenho reclamações.

Viscosidade boa, e não baixou, claro com ela parada preciso realizar nova troca. Talvez retorne para o Motul 7100.

Interessante, mas custa por volta de R$ 70 esse castrol. Pela pouca diferença deve compensar mais usar o Motul 7100. Existem outros sintéticos pela metade do valor. Aí sim, valeria a pena. Valeu pela informação de mais um lubrificante.

10
Assuntos Gerais / Re:Peças intercambiáveis
« Online: 27 Julho, 2017, 09:30:49 »
Já existe various documentos com peças intercambiáveis espalhados por aí. Buell BR já tem um legal também. Tem como fazer upload de arquivos aqui, tipo doc ou xls? Para mim só aparece opções de foto ou vídeo, pelo menos no celular?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Per, envia o documento para mim via whatsapp... Faço a modificação necessária para jogar direto no grupo pois estou no PC agora. ;)

11
Mecânica / Re:Óleo Motor - Relação Custo X Km
« Online: 13 Julho, 2017, 11:50:27 »
Bom dia Lucas... Fui eu mesmo que criei ela.  ???

O primeiro da lista, o Ipiranga Top Rider é o melhor custo benefício para quem roda bastante e essa semana vi ele por R$ 37. Seria interessante termos comentários aqui de quem já usou para saber os prós e contra. Saber o quanto ele baixa até a sua troca por exemplo e seria melhor ainda se tivesse alguém que trabalha na área de lubrificantes e pudesse  testá-los. Seria perfeito.

Apenas para conhecimento geral, conheço alguns proprietários que utilizam o Castrol para motores Diesel a bastante tempo e preferem ele que o Motul 5100 por exemplo, que baixa muito na moto deles. Claro que a maioria tem bons relatos com o Motul 5100. Mas é somente para não acharem que é uma regra.

12
Customizações em Buell / Re:Banco confortável xb9sx xb12sx
« Online: 01 Julho, 2017, 09:46:16 »
Muito boa essa dica Mamá.  ;) Também não conhecia essa almofada pneumática.

Agora, tanto pra você Mamá, como para o Erick, acredito que não seja somente o conforto em si do banco que seja ruim. A altura do pé de apoio do garupa é muito curta, deixando os joelhos muito flexionados. Uma dica para "melhorar" isso, seria usar pedaleiras rebaixadas. Essa aqui: http://www.ebay.com/itm/Shinobi-Black-Adjustable-Front-Footpegs-40mm-for-Buell-XB9SX-City-Cross-2003-/351958879014?hash=item51f2624b26:g:IAEAAOSwLEtYfSnp&vxp=mtr, tem uma haste de 4cm, e você pode definir se ficará 4 cm para baixo ou mais para frente, ou até um meio termo entre as duas posições, pois ele gira 360º.
Acredito que se juntar as duas opções: um banco mais confortável ou almofada inflável + pé de apoio mais baixo, dará um conforto considerável.  ;)

13
30 mil em 2 anos? Deve ter altas histórias em e melhor ainda por ser de Buell hehe.
O que precisou fazer nela nesses 30 mil kms? Abraços.

14
Transmissão / Transmissão Final (Correias)
« Online: 05 Junho, 2017, 11:57:30 »
Bom dia Senhores.

Segue as informações referente as correias e polias utilizadas pelas Buells XBs e 1125.

As correias utilizadas são, nada mais que correias industriais. As correias originais possuem cordéis em fibra de aramida (Kevlar). Os fabricantes tem substituído a fibra de aramida por fibra de carbono já a alguns anos. Inclusive, a Harley Davidson utiliza correias com cordéis em fibra de carbono da marca Gates. Lembrando que as correias da Gates (Polychain GT Carbon, disponível em 135 dentes) que utiliza cordéis em fibra de carbono, mesmo com a quantidade igual de dentes das originais, se faz necessário realizar uma modificação no suporte da polia tensionadora, conforme imagem abaixo.

Especificação das Correias​ (Belt) para todas as Buells XBs e 1125:
Largura: 1 1/8" (28,57mm); Passe: 14mm

- Buell XB9S e XB12R (2003 apenas) - Este modelo não foi vendido no Brasil.
Correia de 155 Dentes
Relação 72/30 (2.400:1)

- Buell XB9SX, XB12S e XB12R (2004 a 2010)
Correia de 128 Dentes
Relação 65/27 (2.407:1)

- Buell XB12Ss, XB12X e XB12Stt
Correia de 135 Dentes
Relação 65/27 (2.407:1)

- Buell 1125CR
Correia de 149 Dentes
Relação 76/27 (2.815:1)

- Buell 1125R
Correia de 145 Dentes
Relação 70/27 (2.593:1)

15
Avisos Gerais / Re:Nasce o Buell Brasil!
« Online: 02 Junho, 2017, 16:13:02 »
 ;) show Douglas. Parabéns mais uma vez.

Páginas: [1]