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Tópicos - Chay Vargas - Vitória ES

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Projetos / Suporte 3D seta original
« Online: 14 Abril, 2024, 21:20:22 »
Fala galerinha, eu de novo com meus projetinhos em 3D.

Tentando salvar as setas originais da nossa Monstra, fiz uns suportes no Solidworks, visto que os orginais ressecam e se quebram todo.
Aconselho usar o ABS com 100% de preenchimento já que essas peças impressas não tem muita resistência mecânica.
Eu usei o tubinho original com a rosca para prender na moto, aqueci e passei pelo furo da peça impresssa.
Simulei os esforços com 1kg na extreminade, a deflexão foi de 0,37mm, para 100% em ABS.
Segue gratuitamente o arquivo em STL pra impressão em 3D.
Já rodei mais de 20 mil km com a peça impressa e nenhum problema, exceto que sem querer acertei a perna na seta de tras e a peça trincou, mas foi uma pancada muito forte. Coloqui outra e segue perfeita.

Espero que dê certo ai com vocês, e que curtem a peça.
Abraços

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Projetos / Bloco farol FULL LED 4.65 para BUELL
« Online: 06 Março, 2024, 16:12:18 »
Prezados tudo bão???

hehe.

Venho disponibilizar gratuitamente os arquivos em STL para impressão em 3D da carcaça para um UP grade aí na Buell, ou se alguém caiu e está com dificuldade em achar um bloco original em perfeitas condições.

Se trata de um projeto feito todo por mim com o auxílio do robson_mancebo na impressão 3D que ao longo de 4 meses fomos trabalhando, desenhando, imprimindo e fazendo ajustes até sair uma peça robusta e que se encaixa perfeitamente no local do original, sem alteração nenhuma na moto.
Única coisa a se fazer será a colocação dos blocos de LED 4,65 dentro da carcaça e a ligação elétrica dos fios que vem para H4 e na Buell é H7.

Deixo 3 arquivos, sendo:

1.9.2 carcaça para os modelos SX, S, SS, SCG
2.9.2 carcaça para modelos XT, STT, pois tem umas saliências para instalar uma lente frontal protetora, mas não impede de ser instalada nos modelos S, numa XB9SX por exemplo.
E mando também o arquivo da lente, para o acrílico (preferência 3mm) seja cortado perfeitamente em CNC.

Como se trata de uma peça impressa em 3D, não certifico garantia de nada, mas reforço que é uma peca muito robusta e resiste muito bem, por isso disponibilizo gratuitamente.

A minha dica é imprimir a peça 100% em ABS, lixar para retirar as linhas da impressão e pintar com pintura automotiva EPOXI para proteção da peças dos raios solares. Mas podem imprimir em PLA e proteger com RESINA EPOXI e pintura posterior também.

Bom, abaixo tem algumas imagens da minha peça, imprimi em ABS 100% de preenchimento, lixei e pintei. Usei cola de silicone.
Um calor nas bordas da carcaça é bem vindo para instalação dos blocos de LED, verifiquem os encaixes do LED na carcaça, a carcaça já possui uns rebaixos para que se encaixem perfeitamente na HORIZONTAL, sem risco de ficarem desalinhados. Ah, cuidado com os fios do LED, é necessário remover o conector H4 e passar os fios por trás do bloco, certifique que estão alinhados, caso estiverem "trançados" podem não dar espaço para que os blocos de LED não entrem todo dentro da carcaça. Eles devem ficar EMBUTIDOS!
Pra finalizar, fiz a ligação elétrica direto no ramo do chicote do farol original, cortei os conectores H7, retirei a lâmpada do farolete pois o bloco que comprei não tem DRL, se o que comprar tiver essa função, pode ligar no fio do farolete. Se atente quanto as polaridades, os LEDs só acendem se ligar corretamente, mas não estragam se ligar invertido, basta inverter novamente que eles ligam.
Por fim, fiz a emenda nos fios:

LED--------------------BUELL
PRETO - NEGATIVO - PRETO
AZUL - FAROL BAIXO - AMARELO
VERMELHO - FAROL ALTO  - BRANCO
AMARLEO - FAROLETE  DRL (se tiver essa opção) - LARANJA

Fios emendados, soldados, isolados e encapados com fita de tecido para chicote automotivo.

Deixo também um link dos blocos para comprar da CHINA, super em conta. Não precisa comprar desse anuncio, é mais mesmo para saberem qual bloco de LED vai encaixar certinho.
Outra dica além dos modelos dos LED, (cromo, dark, com DRL, etc) é sobre as lentes de acrílico, fazer transparente atende muito bem, mas pode usar o fumê por exemplo, ou até cores que podem combinar aí com os modelos tranlúcidos RED, BLUE, ORANGE...rs, mas vai impactar na iluminação.

É isso galerinha, espero de coração ajudar ai quem precisa, não tenho interesse algum de ganhar com isso, está ai gratuitamente, só o custo da impressão e dos blocos, se tiver impressora 3D já faz em casa.

LINK BLOCO LED
https://pt.aliexpress.com/item/1005006057505788.html



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Projetos / Embuchamento da TBI 07
« Online: 09 Março, 2022, 16:33:29 »
Fala galera...motca ruim de lenta, pipocos na caixa de ar, pode ser entrada falsa de ar!

Pois bem... fiz reset de TPS, troquei "mapa"...e mesmo assim a moto fica ruim de andar entre 1500 a 1800 RPM.
Descobri que era entrada falsa de ar pelo flange da admissão. Troquei os anéis de vedação...melhorou bastante, mas ainda não estava legal. Desmontei de novo e conferi aonde se havia entrada alguma greta ,e batata...uma folga radial no eixo da borboleta de +- 0,5mm em ambos os lados do mancal....suficiente para entrada falsa de ar. logo no momento mais crítico, borboleta fechada, vácuo imenso.

Desmontei tudo e retirei as buchas plasticas e estavam bem desgastadas....criei coragem e levei numa retpifica e usinagem e me cobraram 150 pilas pra embuchar com bronze fosfórico (mais indicado nestas circunstâncias).

Resultado ótimo. excelente serviço, eliminou a folga, montei, fiz o reset do TPS e o motor soa como um relóginho agora. Consigo andar em baixa sem ficar sacudindo o pescoço pra frente e pra trás...ainda existe um mínimo estouro na caixa de ar, mas praticamente impercepitível, pode ser gasolina ou mesmo não resetei o TPS corretamente, devo conferir em breve (estou com nenem pequeno e sem tempo pra mexer na moto novamente). Mas garanto que a moto está muito melhor do que antes.

Abaixo segue imagens de antes e depois.

Eixo com folga
Buchas velhas
Lado já embuchado da polia dos cabos do acelerador
Lado já embuchado do TPS (modelo novo)
Montado

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Elétrica / Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Online: 19 Janeiro, 2022, 15:19:43 »
Olá galerinha, dia 14/02/2022 (sexta feira) andando com a bruta e do nada o voltímetro que marcava 13.8-14.2V caiu pra 12,2 e fixou em 11.6V... cheguei no trabalho preocupado, e ao ligar a moto pra voltar pra casa, rezando pra bateria segurar por 11 Km até chegar em casa..., ao dar a partida, o voltímetro no painel voltou a marcar 13.6, até chegou nos 14,2V e não caiu mais...No sábado, dia seguinte dei a partida, pegou normal e marcava acima dos 13,6V...depois de rodar uns 15km a tensão novametne caiu pra 11,2V.

Acho que meu estator está querendo aposentar.
De acordo com manual de serviços da moto, o fórum e dicas do grupo Buell BR, dá pra fazer alguns testes que não tive tempo de fazer ainda, pra ter certeza se é estator ou retificador que está pelas úlitmas.

Para os que tem menos experiência com manutenção, tem a empresa Wortech que faz esse serviço, 100% e garantia de 1 ano.
Mas pretendo dissecar a moto e rebobinar eu mesmo, então decidi dar uma estudada mais aprofundada e vou compartilhar o que andei descobrindo até agora:

Esse tópico é sobre  Retficador/Estator dos modelos abaixo de 2008, retificador 5 fios e estator 18 bobinas.

Sobre o retificador/regulador, descobri que NÃO é do tipo SHUNT como de costume em muitas motos, ou seja é com SCR em série com a carga, de forma ser uma circuito trifásico de aonda completa com controle pelo lado negativo com os SCRs chaveando...que cortam o pico de tensão acima dos 14V...um pouco complicado explicar por escrito com poucas palavras...mas o "transistor" funciona  sempre no final do semiciclo da senóide alternada, mantendo a tensão regulada em 14V...quando a senóide chega em 0V, o SCR desarma e volta a armar no final da próxima senóide.... regula mandando pulsos de tensão tentando manter os 14V como média constante.

Quanto ao estator, consegui dados mais sólidos.

Trifásico                                               
18 bobinas
6 bobinas ligadas em série por fase
Ligação em triângulo
Temperatura média do óleo da primária com motor quente fica entre 200 a 250ºC...do bobinado não achei.
Tensões a partir de:
16 a 20V a cada mil RPM, logo:
32 a 40V  em 2000 RPM
48 a 60V em 3000 RPM
64 a 80V em 4000 RPM
80 a 100 em 5000 RPM
96 a 120 em 6000 RPM
112 a 140 em 7000 RPM...sim, temos 110V na moto...até mais...kkk.

Olhando com alguns fabricantes de fios esmaltados existem alguns isolamentos  (verniz) que suportam melhor as temperaturas... partem de 120ºC até 220ºC, mas não achei nehum que suporte acima de 220ºC, sendo o mais utilizado o de 180ºC.
Talvez aí que é o ponto fraco da parte elétrica da Buell no nosso clima.

link de um fabricante: https://www.jfpasqua.com.br/produtos/fios-de-cobre-esmaltados

Melhor isolamento: Poliamida imida = 220ºC

OBS: não sei se a Wortech utiliza esse fio. Entrei em contato mas não me informaram qual a temperatura de isolação dos fios que utilizam, só falaram que é nos padrões de fábrica e que o revestimento cerâmico suporta até 1000ºC.

Bom, vou seguindo com minhas pesquisas e vou atualizando assim que obtiver mais resultados. Lembrando que é um estudo, então fico aberto a sugestões, dicas, críticas para somar conhecimentos ou correções caso eu esteja errado.

Abaixo seguem algumas imagens:
Esquema básico do esquema do bobinado do estator da Buell e do retificador/ regulador SCR controlável. O sentido de enrolamento não estão representados nas figuras mas adianto que todas as bobinas são enroladas no mesmo sentido.





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Compra e Venda de Peças Buell / Puck frame
« Online: 20 Março, 2021, 09:15:40 »
Ola, alguém tem ou sabe onde posso comprar os protetores laterais do quadro da Buell...famoso Frame Puck?
Achei no ML por 700 pilas....achei meio salgado...

Na StPaul está por 150 dolletas....pecinha cara viu!!!

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Avisos Gerais / BUELL de volta???
« Online: 22 Fevereiro, 2021, 11:40:41 »
Olá pessoal, vi um post na UOL sobre a volta da Buell...
Bom, o Erik não está mas  presente, uma empresa comprou a EBR, e posteriormente comprou o nome Buell da HD novamente pelo que lí....
Parece que lançará 10 novos modelos, uma big trail e tbm de baixa cilindrada... Segue a matéria:
Somos Buellers....não sei se fico feliz pela volta da marca ou triste pela ausência do seu patrimônio Erik...rsrs.
Mas a nova marca promete que seguirá os conceitos da trilogia do seu fundador.

https://www-uol-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.uol.com.br/carros/colunas/infomoto/2021/02/19/buell-renasce-novamente-e-promete-dez-novas-motos-ate-2024-conheca.amp.htm?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16139965123436&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.uol.com.br%2Fcarros%2Fcolunas%2Finfomoto%2F2021%2F02%2F19%2Fbuell-renasce-novamente-e-promete-dez-novas-motos-ate-2024-conheca.htm

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Apresentação de novos membros / Apresentação
« Online: 22 Maio, 2018, 01:15:28 »
Olá pessoal, me chamo Chay Vargas, moro no Espírito Santo, agora mais precisamente em Guriri norte do estado, mas possuo casa na capital e vez em sempre estou em Vitória.

Sou técnico em eletrônica, eletricista e estudante de engenharia mecânica, gosto  de carro, mas a motocicleta apareceu no meio da correria da vida e não saiu mais so sangue.
Sou apaixonado pelos motores em geral carro, moto, náutica, aeronáutica, mas os motores da Harley Davidson e a transmissão por correia dentada merecem um certo prestígio, o estilio custom não me atrai muito....aí, conheci a BUELL XB9/XB12.... foi paixão a primeira vista, um super motor, dentro de uma super moto, com suspensões Showa, freio perimetral, escape por baixo, óleo na balança, tanque no quadro, 180Kg centralização de massa, entre eixos curto...etc, etc, etc....

Ainda não possuo a moto, mas já é certo que a próxima moto será ela, mesmo sem sequer ter andado em uma. Resta saber, cabe minha esposa no "banquinho" confortavelmente? quantos km eu rodo com os 14 litros do tanque...rs ::)



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Fotos de Sua Outra Moto / Soledade, minha Tutu
« Online: 21 Maio, 2018, 20:42:14 »
Como dizia na propaganda....uma grande moto...só que não né. ::)
Apresento minha motinha batizada de Soledade e apelidada de Sol.
Twistinha 2007, 250cc amarelinha com 24 pocotós, duplo comando, 1 cilindro e com o escape original encurtado.
Muitas alegrias e viagens com ela!!! :)

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