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Elétrica / Re:Faça você mesmo o Teste do Stator e Regulador - Buell até 2007, Stator Trifásico
« Última Mensagem: por Migueljr22 Online 07 Novembro, 2017, 21:57:57 »
Faça você mesmo o Teste do Stator e Regulador – Buell até 2007 – Stator Trifásico. (3 fios)

* Ferramentas Necessárias:

Chave Tork Original Buell, Multimetro.

É importante lembrar, que se sua moto não esta carregando a bateria, a primeira coisa que tem que ser feito é verificar primeiro a Tensão da Bateria com a moto ligada. Porisso há a necessidade de alguma forma, você ter a bateria carregada, para dar a partida. Utilizando um Multimetro na escala indicada (figura 1) VDC – 20 Volts (fio vermelho no positivo e fio preto no negativo da bateria). A tensão tem que estar entre 13,0V a 14,5 V a 1.000 RPM. Se sua moto esta com esta tensão, e mesmo assim ela te deixa na mão, você deve estar com problemas no conector 77, que iremos ensinar a retirar, pois com a vibração acaba dando mal contato, e com certeza você irá ter o regulador ou stator danificado no futuro. Na minha opinião isto é um item obrigatório, pois a única função dele é facilitar a vida do mecânico na instalação. E este procedimento é somente para as Buell até 2007, uma vez que o conector das Buell 2008, são melhores. Agora, se você mediu a tensão, e ela esta indicando abaixo de 12,5 V, você esta com algum problema no sistema de geração de energia da moto. O primeiro item a ser verificado é o fusível de 30 A, verifique se não esta queimado e depois será o Stator, o seu plug esta localizado do lado direito da moto, próximo ao esticador da correia dentada. Com a moto desligada e com a chave tork, retire os 03 parafusos da capa que protege a polia da correia dentada, na figura 2 você verá que o conector 77 já foi retirado e substituído pelas luvas
amarelas, o plug do stator é o que esta ao lado das luvas, e contém 03 fios. Vamos Ver se o Stator não esta em curto. Com a moto desligada, desconecte o Plug indicado (circulado na figura 2). Com o multímetro na menor escala que existir em Ohms X1 (figura 3), você deve colocar uma ponta no chassis da moto (negativo), e a outra medir as 03 fases do stator, no visor deverá aparecer a mensagem de resistência infinita (numero 1 do lado esquerdo do multímetro digital), (figura 4). Com isto você estará certificando que o seu stator não esta em curto de isolação do verniz. A figura 4 mostra um teste que foi feito em bancada, porém com um multímetro com maior precisão, onde a indicação de resistência infinita é indicada pelas letras 0.L. Note que o plug preto esta na carcaça do stator, simulando o chassis da moto.

* Agora vamos ver se ele não esta rompido, aberto:
Com o multímetro na mesma escala anterior, em Ohms na escala X1, você deverá medir a resistência entre os bornes do stator, fase ab, bc, ac. A resistência deverá estar entre 0,1 e 0,6 ohms. Se não tiver indicando isso ou estiver indicando resistência em infinito (numero 1 do lado esquerdo do multímetro), o stator estará em aberto. Algum fio esta rompido.

* Ultimo Teste, com a moto agora ligada:
Com a moto em funcionamento, tem que colocar o multímetro na Escala Voltagem Alternada, VCA 200, desenho de senoide (figura 5), a tensão entre as fases ab, bc, ac, deverá estar oscilando entre 16 V a 20 V em 1000 rpm e 32 V a 40 V em 2000 rpm. Se estiver dando esta tensão, o seu Stator estará OK e provavelmente o problema deverá estar no Regulador de Voltagem ou no conector 77. Não é possível fazer testes no regulador com o multímetro, o único teste é saber se realmente esta chegando 13,5V a 14,5V na bateria, por isso é importante se certificar que o conector do stator até o regulador esta ok, e que a ligação entre o regulador e os fios que vem da bateria, estejam ligados corretamente.

Para retirar o conector 77, você deverá soltar o negativo da Bateria, para evitar qualquer curto acidental. Você poderá soldar os fios ou colocar as luvas, porém, com as luvas terá a necessidade de ter um alicate próprio prensar terminais, conforme indicado na figura 7. Seguindo todos esse procedimentos e ainda não esta funcionando, provavelmente o que esta queimado é o Regulador de Voltagem, ai é só trocando por outro.

Pode parecer complicado, mas em apenas 15 minutos você poderá saber se realmente é o regulador ou o Stator que queimou. Muitas das vezes o problema é o mal contato, onde internamente os contatos do plug fica centelhando e com o tempo acaba criando uma camada de carbono, o que acaba isolando o contato não carregando mais a bateria.

Fonte: arquivos do Buell BR
Agradecimentos aos moderadores da página.


Tutorial nota 10.

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Elétrica / Re:Faça você mesmo o Teste do Stator e Regulador - Buell até 2007, Stator Trifásico
« Última Mensagem: por Perez Online 06 Novembro, 2017, 22:08:55 »
Faça você mesmo o Teste do Stator e Regulador – Buell até 2007 – Stator Trifásico. (3 fios)

* Ferramentas Necessárias:

Chave Tork Original Buell, Multimetro.

É importante lembrar, que se sua moto não esta carregando a bateria, a primeira coisa que tem que ser feito é verificar primeiro a Tensão da Bateria com a moto ligada. Porisso há a necessidade de alguma forma, você ter a bateria carregada, para dar a partida. Utilizando um Multimetro na escala indicada (figura 1) VDC – 20 Volts (fio vermelho no positivo e fio preto no negativo da bateria). A tensão tem que estar entre 13,0V a 14,5 V a 1.000 RPM. Se sua moto esta com esta tensão, e mesmo assim ela te deixa na mão, você deve estar com problemas no conector 77, que iremos ensinar a retirar, pois com a vibração acaba dando mal contato, e com certeza você irá ter o regulador ou stator danificado no futuro. Na minha opinião isto é um item obrigatório, pois a única função dele é facilitar a vida do mecânico na instalação. E este procedimento é somente para as Buell até 2007, uma vez que o conector das Buell 2008, são melhores. Agora, se você mediu a tensão, e ela esta indicando abaixo de 12,5 V, você esta com algum problema no sistema de geração de energia da moto. O primeiro item a ser verificado é o fusível de 30 A, verifique se não esta queimado e depois será o Stator, o seu plug esta localizado do lado direito da moto, próximo ao esticador da correia dentada. Com a moto desligada e com a chave tork, retire os 03 parafusos da capa que protege a polia da correia dentada, na figura 2 você verá que o conector 77 já foi retirado e substituído pelas luvas
amarelas, o plug do stator é o que esta ao lado das luvas, e contém 03 fios. Vamos Ver se o Stator não esta em curto. Com a moto desligada, desconecte o Plug indicado (circulado na figura 2). Com o multímetro na menor escala que existir em Ohms X1 (figura 3), você deve colocar uma ponta no chassis da moto (negativo), e a outra medir as 03 fases do stator, no visor deverá aparecer a mensagem de resistência infinita (numero 1 do lado esquerdo do multímetro digital), (figura 4). Com isto você estará certificando que o seu stator não esta em curto de isolação do verniz. A figura 4 mostra um teste que foi feito em bancada, porém com um multímetro com maior precisão, onde a indicação de resistência infinita é indicada pelas letras 0.L. Note que o plug preto esta na carcaça do stator, simulando o chassis da moto.

* Agora vamos ver se ele não esta rompido, aberto:
Com o multímetro na mesma escala anterior, em Ohms na escala X1, você deverá medir a resistência entre os bornes do stator, fase ab, bc, ac. A resistência deverá estar entre 0,1 e 0,6 ohms. Se não tiver indicando isso ou estiver indicando resistência em infinito (numero 1 do lado esquerdo do multímetro), o stator estará em aberto. Algum fio esta rompido.

* Ultimo Teste, com a moto agora ligada:
Com a moto em funcionamento, tem que colocar o multímetro na Escala Voltagem Alternada, VCA 200, desenho de senoide (figura 5), a tensão entre as fases ab, bc, ac, deverá estar oscilando entre 16 V a 20 V em 1000 rpm e 32 V a 40 V em 2000 rpm. Se estiver dando esta tensão, o seu Stator estará OK e provavelmente o problema deverá estar no Regulador de Voltagem ou no conector 77. Não é possível fazer testes no regulador com o multímetro, o único teste é saber se realmente esta chegando 13,5V a 14,5V na bateria, por isso é importante se certificar que o conector do stator até o regulador esta ok, e que a ligação entre o regulador e os fios que vem da bateria, estejam ligados corretamente.

Para retirar o conector 77, você deverá soltar o negativo da Bateria, para evitar qualquer curto acidental. Você poderá soldar os fios ou colocar as luvas, porém, com as luvas terá a necessidade de ter um alicate próprio prensar terminais, conforme indicado na figura 7. Seguindo todos esse procedimentos e ainda não esta funcionando, provavelmente o que esta queimado é o Regulador de Voltagem, ai é só trocando por outro.

Pode parecer complicado, mas em apenas 15 minutos você poderá saber se realmente é o regulador ou o Stator que queimou. Muitas das vezes o problema é o mal contato, onde internamente os contatos do plug fica centelhando e com o tempo acaba criando uma camada de carbono, o que acaba isolando o contato não carregando mais a bateria.

Fonte: arquivos do Buell BR
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Avisos Gerais / Re:Qual é a sua Buell?
« Última Mensagem: por Kartnobre Online 04 Novembro, 2017, 12:56:04 »
Ulisses com 11000 rodados.  Tenho que andar mais


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Transmissão / Re:Embreagem
« Última Mensagem: por Alexandre Vallin Online 30 Outubro, 2017, 09:06:00 »
Boa noite Buell'ers a algum tempo venho ajeitando minha bruta, uma 12ss, enfim chegou a vez da embreagem, comprei um kit aftermarket da energy one, com discos, separadores e mola. E agora é que vem meu calvário, quando desmontei o antigo e montei o novo kit não teve nada que fizesse com que a embreagem não patinasse, então fui olhar no manual e constatei que não existia na minha moto o "damper spring" e "damper spring seat" além de que no kit velho havia um disco de fricção a mais do que deveria. Alguém pode me dar uma luz sobre isso? Se vou ter que comprar essas duas peças citadas, pq achei em alguns fóruns hd que essas peças se quebram e a galera acaba removendo elas. São as peças 21 e 22 da imagem.

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Assim está o setup original do embreagem. Quantos discos de fricção colocou? Se não tinha o último (o pequeno do damper) quando desmontou, alguém antes de você deve ter removido em erro. Aí eu colocaria outro normal, tem que ter algo para compensar o que falta. Pelo menos como uma tentativa para ver se resolve.



Per
O kit novo está como no manual, 8 fricção e 7 separadores, quando desmontei não existia o damper, mas sim um fricção a mais no lugar dele, vou montar nessa configuração até que os damper novos cheguem.

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Quando comprei a minha Ulysses ela veio com todos os discos iguais, sem as molas e o disco mais estreito. Ao fazer um reparo na primária, reverti para o modelo original.


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Compra e Venda de Peças Buell / Re:Correia
« Última Mensagem: por Pimbox Online 11 Outubro, 2017, 00:43:32 »
A minha comprei nova com o Deco cara, você tá querendo uma nova ou usadinha?
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Transmissão / Re:Embreagem
« Última Mensagem: por Diego Nechio Online 06 Outubro, 2017, 11:12:17 »
Boa noite Buell'ers a algum tempo venho ajeitando minha bruta, uma 12ss, enfim chegou a vez da embreagem, comprei um kit aftermarket da energy one, com discos, separadores e mola. E agora é que vem meu calvário, quando desmontei o antigo e montei o novo kit não teve nada que fizesse com que a embreagem não patinasse, então fui olhar no manual e constatei que não existia na minha moto o "damper spring" e "damper spring seat" além de que no kit velho havia um disco de fricção a mais do que deveria. Alguém pode me dar uma luz sobre isso? Se vou ter que comprar essas duas peças citadas, pq achei em alguns fóruns hd que essas peças se quebram e a galera acaba removendo elas. São as peças 21 e 22 da imagem.

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Assim está o setup original do embreagem. Quantos discos de fricção colocou? Se não tinha o último (o pequeno do damper) quando desmontou, alguém antes de você deve ter removido em erro. Aí eu colocaria outro normal, tem que ter algo para compensar o que falta. Pelo menos como uma tentativa para ver se resolve.



Per
O kit novo está como no manual, 8 fricção e 7 separadores, quando desmontei não existia o damper, mas sim um fricção a mais no lugar dele, vou montar nessa configuração até que os damper novos cheguem.

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Transmissão / Re:Embreagem
« Última Mensagem: por Per Online 06 Outubro, 2017, 08:26:51 »
Boa noite Buell'ers a algum tempo venho ajeitando minha bruta, uma 12ss, enfim chegou a vez da embreagem, comprei um kit aftermarket da energy one, com discos, separadores e mola. E agora é que vem meu calvário, quando desmontei o antigo e montei o novo kit não teve nada que fizesse com que a embreagem não patinasse, então fui olhar no manual e constatei que não existia na minha moto o "damper spring" e "damper spring seat" além de que no kit velho havia um disco de fricção a mais do que deveria. Alguém pode me dar uma luz sobre isso? Se vou ter que comprar essas duas peças citadas, pq achei em alguns fóruns hd que essas peças se quebram e a galera acaba removendo elas. São as peças 21 e 22 da imagem.

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Assim está o setup original do embreagem. Quantos discos de fricção colocou? Se não tinha o último (o pequeno do damper) quando desmontou, alguém antes de você deve ter removido em erro. Aí eu colocaria outro normal, tem que ter algo para compensar o que falta. Pelo menos como uma tentativa para ver se resolve.



Per
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Transmissão / Embreagem
« Última Mensagem: por Diego Nechio Online 03 Outubro, 2017, 00:36:09 »
Boa noite Buell'ers a algum tempo venho ajeitando minha bruta, uma 12ss, enfim chegou a vez da embreagem, comprei um kit aftermarket da energy one, com discos, separadores e mola. E agora é que vem meu calvário, quando desmontei o antigo e montei o novo kit não teve nada que fizesse com que a embreagem não patinasse, então fui olhar no manual e constatei que não existia na minha moto o "damper spring" e "damper spring seat" além de que no kit velho havia um disco de fricção a mais do que deveria. Alguém pode me dar uma luz sobre isso? Se vou ter que comprar essas duas peças citadas, pq achei em alguns fóruns hd que essas peças se quebram e a galera acaba removendo elas. São as peças 21 e 22 da imagem.

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Fotos de Sua Buell / Re:Está é a minha XB9 2008.
« Última Mensagem: por Per Online 29 Setembro, 2017, 23:43:29 »
Saudades, temos que fazer de novo!


Per
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Fotos de Sua Buell / Está é a minha XB9 2008.
« Última Mensagem: por Valter Mortagua Online 29 Setembro, 2017, 22:45:05 »
No curso do Helder Shad em maio/17, troca dos pneus originais antes do curso e com os amigos Buellers após.

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