Pessoal, não sei se sabem mas existe uma relação RL que é o que influencia bastante em vibrações no motor, é uma relação entre o centro de giro do eixo virabrequim (curso dos pistões) e o comprimento da biela...Não sei se deu pra entender mas:
O diametro de giro do virabrequim, define o cuso dos pistões, e uma biela muito curta, força o pistão nas laterais do cilindro, o ideal seria uma biela infinitamente grande para "neutralizar" esse movimento da biela "trocar de lado" na hora dos giros e com isso forçar e empurrar menos o pistão nas laterais do cilindo evitando o atrito lateral a ovalização do conjunto cilindro/pistão...
Bom tentado explicar o RL vem as continhas.
Cálculos matemáticos e experimentos concluiem que um bom RL fica abaixo de 0,3... e quanto menor esse valor, melhor!
Para calcular o RL é bem simples basta dividir a metade (raio) do giro do virabrequim pelo tamanho da biela...
Logo o RL da reespecitivas motocas ficam:
XB9 com o HD (79,3/2)/184,6=0,217.....Excelente!!!!
XB12 com o HD (96,8/2)/175,9=0,275.....Bom!!!
1125 com o Rotax (67,5/2)/ biela....sem dados...mas supondo a biela menor da XB12 com 175,9 = 0,192.
Lembrando que RL maior ou menor influencia na vibração do motor e tecnicamente em potência já que a ação do motor é uma e a dos coxins que seguram o motor é de anular essa ação, fora força desperdiçada em empurrar os pistões contra as paredes dos cilindros.
Mas essa vibração se traduz em conforto ou brutalidade, as vezes um motor nem é tão bruto quanto imaginamos, mas pela vibração por exemplo nos transpassa força....exemplo xulo.... Opala 4.1 6cc tem 121cv com RL 0,294.
Sem dúvidas a HD se atentou a esse fator e se preocupou em manter bem abaixo dos 0,3 já que seu motores são bem brutos...kkk