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Dados Técnicos sobre os Motores

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Maiconcosta:
Pessoal, seguem alguns dados dos motores das brutas... se alguém possui algum dado diferente ou adicional, fique a vontade para informar.

Reparem que todas as XBs (984 e 1203), tem os pistões de mesmo diâmetro. Porém os pistões das XB9 tem uma saliência a mais, conforme a imagem abaixo.

Imagem (Pistão da XB9 a esquerda e XB12 a direita)

XB9 (984 cm³)
Furo (Bore) = 3.500" (88,9 mm)
Curso (Stroke) de um 9 = 3.125" (79,3 mm)
Biela (Rod) = 7.270" (184,6 mm)

XB12 (1203 cm³)
Furo (Bore) = 3.500" (88,9 mm)
Curso (Stroke) de um 12 = 3.812" (96,8 mm)
Biela (Rod) = 6.926" (175,9 mm)

1125R e CR (1125 cm³)
Furo (Bore) = 103mm
Curso do 1125 = 67,5mm

Pimbox:
Boa Maicon!

Chay Vargas - Vitória ES:
Pessoal, não sei se sabem mas existe uma relação RL que é o que influencia bastante em vibrações no motor, é uma relação entre o centro de giro do eixo virabrequim (curso dos pistões) e o comprimento da biela...Não sei se deu pra entender mas:

O diametro de giro do virabrequim, define o cuso dos pistões, e uma biela muito curta, força o pistão nas laterais do cilindro, o ideal seria uma biela infinitamente grande para "neutralizar" esse movimento da biela "trocar de lado" na hora dos giros e com isso forçar e empurrar menos o pistão nas laterais do cilindo evitando o atrito lateral a ovalização do conjunto cilindro/pistão...

Bom tentado explicar o RL vem as continhas.

Cálculos matemáticos e experimentos concluiem que um bom RL fica abaixo de 0,3... e quanto menor esse valor, melhor!
Para calcular o RL é bem simples basta dividir a metade (raio) do giro do virabrequim pelo tamanho da biela...

Logo o RL da reespecitivas motocas ficam:

XB9 com o HD (79,3/2)/184,6=0,217.....Excelente!!!!

XB12 com o HD (96,8/2)/175,9=0,275.....Bom!!!

1125 com o Rotax (67,5/2)/ biela....sem dados...mas supondo a biela menor da XB12 com 175,9 = 0,192.

Lembrando que RL maior ou menor influencia na vibração do motor e tecnicamente em potência já que a ação do motor é uma e a dos coxins que seguram o motor é de anular essa ação, fora força desperdiçada em empurrar os pistões contra as paredes dos cilindros.
Mas essa vibração se traduz em conforto ou brutalidade, as vezes um motor nem é tão bruto quanto imaginamos, mas pela vibração por exemplo nos transpassa força....exemplo xulo.... Opala 4.1 6cc tem 121cv com RL 0,294.


Sem dúvidas a HD se atentou a esse fator e se preocupou em manter bem abaixo dos 0,3 já que seu motores são bem brutos...kkk


Pimbox:
Muito boa essa dica sobre a vibração. Eu sabia que a 12 era mais áspera mas o torque deve compensar esse treme-treme todo heheheehe!

Chay Vargas - Vitória ES:
Pois é Pimbox, mas olhando agora com outros olhos, a aspereza nem sempre pode ser traduzinda em 100% potência, força ou torque.
Tanto que são  cerca de apenas 11cv de diferença da 9 pra 12, mas o torque parece ser evidente entre elas.

Mas é mais pra ter uma idéia e que fiquemos espertos quanto ao RL e não encabular potência com vibração.
Infelizmente as empresas não divulgam o coprimento das bielas, apenas o diametro e o curso dos pistões, aí ficamos a mercê de mecânicos ou mechânicos para obter tal dado.

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