Autor Tópico: Conheça sua Moto - Elétrica  (Lida 9631 vezes)

Offline Aranha

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Conheça sua Moto - Elétrica
« Online: 10 Junho, 2017, 21:35:05 »
 :)
Olá Pessoal...
Vou começar a postar alguns tópicos que acredito ajudarão na manutenção e conservação das Brutas.
Tenho visto muitas perguntas no whatsapp relacionadas parte elétrica das Brutas, perante isso resolvi descrever como verificar o funcionamento de sensores, atuadores, etc e como testa-los.
Eles estarão divididos em tópicos para cada um deles.
Vamos lá e bom proveito....
« Última modificação: 10 Junho, 2017, 21:46:29 por Aranha »
J. Aranha
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PRE-REQUISITOS
« Resposta #1 Online: 10 Junho, 2017, 22:42:53 »
 :)
Para se aventurar na parte elétrica de sua BUELL, é primordial que voce responda a estas simples questões.
Se voce não tiver respondido SIM para no minimo 50% delas é melhor desistir de tentar resolver quaisquer problema elétrico da sua BRUTA e tambem de qualquer coisa que tenha energia... ;D

1ª Voce tem medo de tomar choque?
2ª Voce sabe o que é positivo e negativo?
3ª Voce tem conhecimento e pratica em elétrica?
4ª Voce sabe usar ferramentas de teste elétricas?
5ª Voce tem um multimetro?
6ª Sabe usa-lo?
7ª Conhece a LEI de OHMs?
8ª Voce tem uma lampada de polaridade?
9ª Sabe o que é polaridade?
9ª Voce sabe ler um esquema elétrico?
10ª Voce gosta de ler material técnico e pesquisar na Internet?
11ª Voce tem habilidades manuais?
12ª Voce gosta do movimento DYI?

Bom se voce conseguiu responder mais da metade bora partir para a labuta....

DICAS:
* Compre ferramentas de boa qualidade;
* Crie o habito de pesquisar e estudar sobre o assunto antes de sair arrancando tudo do lugar;
* Seja organizado e calmo no trabalho, agitação e pressa não convivem bem com eletricidade e eletrônica;
* Isole o problema antes de começar o desmanche;
* Vai usar Fita isolante use só de ótima qualidade, vale o que custa;
* Pesquise sobre produtos novos e recursos disponíveis para executar um serviço profissional, não economize tempo;
* Se existe conector no local é porque se faz necessário, não corte os conectores, substitua-os se necessário por novos ou em caso extremo compatíveis, na hora de ter que instalar algum sensor ou componente novo você não precisa alterar a peça nova , principalmente por causa da garantia, exemplos bomba de combustível, TPS, Neutro e etc;
 *Solda só se for em caso de emergência, alem de impedir a troca do componente de uma maneira fácil, ainda altera a impedância dos cabos, e isso pode lhe trazer surpresas;
*Cabo elétrico residencial NÃO serve para automotivos, compre cabos certos e de preferencia na cor certa;
* Em casos de emergência primeiro coloque a Bruta para rodar com o minimo de segurança, depois você refaz o conserto da maneira correta;
« Última modificação: 11 Junho, 2017, 00:59:24 por Aranha »
J. Aranha
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ESQUEMA ELÉTRICO
« Resposta #2 Online: 11 Junho, 2017, 00:32:03 »
ESQUEMA ELÉTRICO

O esquema elétrico da sua Bruta é o arquivo de maior importância na sua biblioteca técnica, com ele você terá uma visão de todas as ligações e componentes do sistema elétrico da sua Bruta, ele permitirá que você possa realizar testes em um determinado componente e verificar se não há problemas com os fios que o ligam ao sistema.
Você deverá procurar na internet ou solicitar a algum amigo, que o tenha, atentando-se para o ano e modelo da sua Bruta.
Existem alguns procedimentos para realizar testes no cabeamento elétrico e nos componentes, abaixo darei um exemplo de como realizar os mesmos.

Teste de continuidade

Para testar a continuidade, você vai precisar de um multímetro, coloque-o na escala de  buzzy ou diodo, posição que ao curto-circuitar as pontas de prova do multímetro este aciona um alarme, indicando curto entre as pontas de prova.
Observe a imagem numero 1.
Vamos testar a continuidade dos fios do componente “CKP SENSOR” (sensor de posicionamento do virabrequim).
Vemos que o pino 1 (cabo verde/branco) do sensor CKP esta ligado ao pino 18 do conector cinza da ECM e o pino 2 (azul claro/preto) está ligado ao pino 26  do conector cinza da ECM.
Coloque uma das pontas de prova no multímetro no pino 1 do conector do sensor CKP e a outra no pino 18 da ECM, deve haver continuidade (curto - o multímetro irá indicar 0 ou algo entorno de 1Ω alem de soar o bip), caso contrário este cabo estará danificado impedindo a passagem de eletricidade,fazendo com que o sensor não funcione.
 
Teste de resistência

O teste de resistência ira medir a impedância do cabo ou do componente, o que irá indicar se o mesmo esta alterado em sua capacidade de condução elétrica.
Você pode realizar este teste, só que o multímetro estará na escala de 200Ω Ohms.
Nesta escala você poderá verificar se há algum problema de aterramento que esteja provocando o mal funcionamento do componente.
Observe a imagem numero 2.
Vamos checar como esta o aterramento do IMC (Controle ativo do escapamento)
Veja o pino 2 do IMC, ele é um cabo ligado a terra, coloque uma ponta do multímetro no pino 2 do sensor e a outra no pólo negativo da bateria, não deve haver resistência maior que 1,0Ω Ohm.
Caso exista uma resistência maior que isso cheque os aterramentos (parafusos de terra), se tudo estiver ok é provável que o sensor esteja com problema, neste caso execute o teste novamente mas desconectando o sensor e testando somente o chicote para ter certeza de que não existe nada errado com o mesmo.
*Não esqueça de verificar a resistência entre as pontas de provas, faça um curto entre elas antes de realizar os teste, caso haja resistência, desconte o valor encontrado.
 
Teste em cabos com múltiplas ligações

Observe a imagem 3.
O cabo cinza (GY) esta conectado ao pino 9 da ECM, ele possui ligações com vários sensores, para você testar este cabo coloque uma ponta de prova no pino 9 da ECM e va conectando a outra ao pino de conexão deste cabo nos sensores, pino 1 do FRONT INJECTOR, pino 1 do REAR INJECTOR, pino 2 da IGNITION COIL e assim até percorer todos as ligações que existirem, deve-se encontrar continuidade em todos os pinos, o que comprovaria que o cabo cinza esta integro e funcionando.
 
•   Imagem de parte do esquema elétrico da XB2008
« Última modificação: 13 Junho, 2017, 01:02:22 por Aranha »
J. Aranha
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Offline Pimbox

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Re:Conheça sua Moto - Elétrica
« Resposta #3 Online: 12 Junho, 2017, 20:14:45 »
Lindo diagrama!  :) :) :)
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

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Offline Mvldcosta

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Re:Conheça sua Moto - Elétrica
« Resposta #4 Online: 03 Julho, 2017, 11:36:35 »
Excelente explicação aranha, parabéns. Quando puder postar sobre como fazer manutenção periódica chicote fico agradecido.

Offline CarvalhoM

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Re:Conheça sua Moto - Elétrica
« Resposta #5 Online: 15 Julho, 2017, 20:43:23 »
Show Aranha  8)