Autor Tópico: XB12R para track day.  (Lida 3988 vezes)

Offline Paulo Ramos

  • Novato
  • *
  • Posts: 6
    • Ver perfil
XB12R para track day.
« Online: 19 Julho, 2021, 08:12:40 »
Bom pessoal, primeiro post do meu projeto XB12R track day.

Acho importante primeiro me apresentar. Meu nome é Paulo Ramos, tenho 4 filhas, e fui casado 3 vezes. Não sou exatamente um "garoto" mas eu brigo todos os dias para me manter jovem. Em fevereiro de 2021 completei 60 anos.

Minha paixão por motos vem desde que eu me conheço por gente. Comecei aos 13 anos de idade e nunca mais parei. No início dos anos 90 as Harleys entraram na minha vida e nunca mais saíram. Em 2000 fui morar fora do Brasil e as Harleys continuaram a ser parte importante do meu estilo de vida.

Quando fui morar fora comecei a tomar contato com as Buell e me apaixonei pela história do Erick. Namorei muitos anos várias e estive a ponto de comprar uma em várias oportunidades. Porém nunca foi o momento correto e o tempo passou.

As Harleys continuaram. Duas vezes rodei para Sturgis, fui até o Panamá, e rodei de Portugal até o Marrocos na minha saudosa Harley Road Glide. Rodei toda a Europa e em 2019 finalmente decidi que era hora de voltar para o Brasil. Deixei fora do Brasil 3 Harleys esperando poder importar-las algum dia. Duas Flatheads, uma 1947 e uma 1948, e uma FXRP 1985, cujo chassis foi um dos primeiros projetos do Erick Buell na Harley. Dizem que a FXR foi o melhor chassis que a Harley já fez. Não duvido!

De volta ao Brasil tive duas Harleys roubadas em um intervalo de 3 meses. Uma delas foi minha Springer 1997 que eu tinha comprado zero km e tinha ficado guardada por 20 anos enquanto eu morei fora. Uma pena. Nenhuma das duas nunca mais apareceu.

Depois de tanta decepção deixei as motos por alguns meses, mas pouco a pouco o bicho da moto voltou a atacar. Comprei uma Dyna Super Glide 2009. Voltei para as estradas! A Dyna é uma excelente moto: rápida e boa de curvas. A alegria voltou!

Pouco depois, no início de 2021 comprei uma Road King. Linda moto, boa para longas viagens e mesmo assim boa de curvas.

Porém desde há muito tempo eu tinha a intenção de ter uma moto para track days. Queria uma moto para me divertir em um ambiente seguro e controlado. Sempre quis aprimorar minha pilotagem e sempre tive certeza que as estradas não eram o melhor lugar. Procurei durante meses uma Sporster XR 1200, porém nenhuma que aparecia estava dentro de um preço razoável. Até que um dia decidi pesquisar os preços das Buell. E qual não foi a minha surpresa ao descobrir que por muito menos que uma XR 1200 eu poderia comprar uma Buell!!!

Depois de muito procurar, encontrei uma no interior do estado do Paraná. No velocímetro a moto marca 24.000 kms. Se é verdade ou não eu não posso dizer, mas ela foi uma moto muito judiada. Do jeito que eu queria! Depois de conversar muito com o Deco, mandar fotos e vídeos, chegamos à conclusão que se ela viesse barata valeria a pena. Afinal a moto pegava, andava e parava. Os documentos estavam em ordem, com tudo pago. O chassis estava alinhado, apesar de um amassado no lado esquerdo. Por que não arriscar?

Um belo dia peguei a Road King a fui lá para o norte do Paraná ver a moto. Saí de SP cedinho e ao meio dia cheguei ao meu destino. Ofereci R$ 10.000 na XB12R 2007. Estavam pedindo R$ 16.900... Depois de muito negociar fechamos em R$ 10.500. Voltei para SP sem parar de pensar se eu tinha ou não feito um bom negócio e a conclusão foi de que por esse valor não tem muito o que perder. No pior dos casos desmonto a moto e vendo em partes. Pego o motor e faço uma bobber com o meu amigo Marcelão em São Bernardo.

O Deco acha que a moto tem potencial, mas ele ainda não a viu pessoalmente, então por enquanto ainda é muito incerto se fiz ou não um bom negócio.

Quero fazer uma moto para me divertir nos track days. Aprimorar minha pilotagem e evitar riscos desnecessários ao acelerar nas estradas. Acho que a XB12R é uma moto excelente para essa missão! E vai ser divertido acelerar na pista com as esportivas japonesas  de quatro cilindros.

Dia 24 de julho de 2021 volto para o Paraná, agora para trazer a motoca. Vai passar uns dias comigo para fazer o laudo e transferência e logo depois vai para o Deco.

Deixo algumas fotos de como ela está atualmente.

Agradeço dicas e recomendações.

Abraços a todos e tenham uma excelente semana!

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 385
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:XB12R para track day.
« Resposta #1 Online: 24 Julho, 2021, 01:44:38 »
Estou ansioso para começarmos a ter relatos seus sobre como ela se comportará nos Track-Days. Acho que vai te trazer muito alegria nas pistas!
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Paulo Ramos

  • Novato
  • *
  • Posts: 6
    • Ver perfil
Re:XB12R para track day.
« Resposta #2 Online: 26 Julho, 2021, 08:00:14 »
Sábado fui buscar a moto e no domingo dei a primeira volta de verdade nela.

Apesar de bastante castigada, a moto está até surpreendentemente boa. Motor forte, não fuma e sem ruídos esquisitos.

Está bem alinhada e apesar de ter sinais que sofre ao menos uma queda, ela se mantém firme em altas e baixas velocidades.

Também está boa de freios. Nenhuma trepidação ao frear e para bastante bem.

Esteticamente ela é um desastre, mas nada que não se possa arrumar. Tem um pequeno vazamento de óleo que creio vem de uma mangueira do radiador. O sistema elétrico também está bem ruim... Acho que os donos anteriores eram viciados em fita isolante... Ela deve ter uns 50kgs de fita isolante.

No geral muito satisfeito com a aquisição. Hoje vamos tentar tirar um laudo para transfência e se tudo correr bem até quarta está com o Deco.

Offline Paulo Ramos

  • Novato
  • *
  • Posts: 6
    • Ver perfil
Re:XB12R para track day.
« Resposta #3 Online: 26 Julho, 2021, 08:02:30 »
Envio algumas fotos.