Autor Tópico: Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.  (Lida 5612 vezes)

Offline Chay Vargas - Vitória ES

  • Participativo
  • **
  • Posts: 62
    • Ver perfil
Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Online: 19 Janeiro, 2022, 15:19:43 »
Olá galerinha, dia 14/02/2022 (sexta feira) andando com a bruta e do nada o voltímetro que marcava 13.8-14.2V caiu pra 12,2 e fixou em 11.6V... cheguei no trabalho preocupado, e ao ligar a moto pra voltar pra casa, rezando pra bateria segurar por 11 Km até chegar em casa..., ao dar a partida, o voltímetro no painel voltou a marcar 13.6, até chegou nos 14,2V e não caiu mais...No sábado, dia seguinte dei a partida, pegou normal e marcava acima dos 13,6V...depois de rodar uns 15km a tensão novametne caiu pra 11,2V.

Acho que meu estator está querendo aposentar.
De acordo com manual de serviços da moto, o fórum e dicas do grupo Buell BR, dá pra fazer alguns testes que não tive tempo de fazer ainda, pra ter certeza se é estator ou retificador que está pelas úlitmas.

Para os que tem menos experiência com manutenção, tem a empresa Wortech que faz esse serviço, 100% e garantia de 1 ano.
Mas pretendo dissecar a moto e rebobinar eu mesmo, então decidi dar uma estudada mais aprofundada e vou compartilhar o que andei descobrindo até agora:

Esse tópico é sobre  Retficador/Estator dos modelos abaixo de 2008, retificador 5 fios e estator 18 bobinas.

Sobre o retificador/regulador, descobri que NÃO é do tipo SHUNT como de costume em muitas motos, ou seja é com SCR em série com a carga, de forma ser uma circuito trifásico de aonda completa com controle pelo lado negativo com os SCRs chaveando...que cortam o pico de tensão acima dos 14V...um pouco complicado explicar por escrito com poucas palavras...mas o "transistor" funciona  sempre no final do semiciclo da senóide alternada, mantendo a tensão regulada em 14V...quando a senóide chega em 0V, o SCR desarma e volta a armar no final da próxima senóide.... regula mandando pulsos de tensão tentando manter os 14V como média constante.

Quanto ao estator, consegui dados mais sólidos.

Trifásico                                               
18 bobinas
6 bobinas ligadas em série por fase
Ligação em triângulo
Temperatura média do óleo da primária com motor quente fica entre 200 a 250ºC...do bobinado não achei.
Tensões a partir de:
16 a 20V a cada mil RPM, logo:
32 a 40V  em 2000 RPM
48 a 60V em 3000 RPM
64 a 80V em 4000 RPM
80 a 100 em 5000 RPM
96 a 120 em 6000 RPM
112 a 140 em 7000 RPM...sim, temos 110V na moto...até mais...kkk.

Olhando com alguns fabricantes de fios esmaltados existem alguns isolamentos  (verniz) que suportam melhor as temperaturas... partem de 120ºC até 220ºC, mas não achei nehum que suporte acima de 220ºC, sendo o mais utilizado o de 180ºC.
Talvez aí que é o ponto fraco da parte elétrica da Buell no nosso clima.

link de um fabricante: https://www.jfpasqua.com.br/produtos/fios-de-cobre-esmaltados

Melhor isolamento: Poliamida imida = 220ºC

OBS: não sei se a Wortech utiliza esse fio. Entrei em contato mas não me informaram qual a temperatura de isolação dos fios que utilizam, só falaram que é nos padrões de fábrica e que o revestimento cerâmico suporta até 1000ºC.

Bom, vou seguindo com minhas pesquisas e vou atualizando assim que obtiver mais resultados. Lembrando que é um estudo, então fico aberto a sugestões, dicas, críticas para somar conhecimentos ou correções caso eu esteja errado.

Abaixo seguem algumas imagens:
Esquema básico do esquema do bobinado do estator da Buell e do retificador/ regulador SCR controlável. O sentido de enrolamento não estão representados nas figuras mas adianto que todas as bobinas são enroladas no mesmo sentido.




« Última modificação: 09 Maio, 2022, 16:43:01 por Chay Vargas - Vitória ES »
Pilote de forma segura no transito!

Biz 125 2011 Pretinha - Magrela - 3 anos
Twistinha 250 Amarela 2006 - Soledade - 7 anos
Buell XB12 Scg 2007 - Malévola - Desde 2021

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 385
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Resposta #1 Online: 21 Janeiro, 2022, 13:58:55 »
Ótimo conteúdo Chay! (já movi o tópico).

Tem um cara que faz retificação muito bom tanto de Estator quanto de Regulador de Voltagem, vou tentar pegar o contato dele com o Deco e adiciono aqui no seu tópico.

Parabéns!
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Chay Vargas - Vitória ES

  • Participativo
  • **
  • Posts: 62
    • Ver perfil
Re:Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Resposta #2 Online: 24 Janeiro, 2022, 12:56:51 »
Valeu Douglas...A propósito fui testar o retificador e estator
Retificador aparentemente ok...sem curtos.
Estator medi as bobinas e com a massa...sem curto tbm

Fui fazer o teste de tensão AC na saída do estator pra checar se as tensões estavam dentro a moto não ligava, verifiquei botão da embreagem, botão de partida, fusíveis....relé armava e não dava partida...
Por fim descobri que o conector que vem do relé de partida e vai pro motor de arranque estava solto...
Abaixo fotos do bendito. que se soltou.

Após conectar, a moto deu partida normal e a tensão estabilizou normalmente nos 13.8V na lenta.

Pois bem,  Retirei o famaso conector 77 do retificador e testei a saida,  tensaõ entre os 14V...ok
Retirei o conector do Estator e medi a saída AC para ver as tensões de fase....ah, deram tudo dentro da margem para cada mil RPM.
cerca de 21V em 1150RM e rodei até os 3K RPM e bateu uns 51V.
Rodei algumas vezes e até agora nenhum problema....acredito que meu problema era o conector do motor de arranque que havia se soltado. Por enquanto sigo observando, mas até então a tensão não abaixou mais.
Estou relatando para possivelmente ajudar outros que possam tem problemas parecidos.
« Última modificação: 24 Janeiro, 2022, 13:01:04 por Chay Vargas - Vitória ES »
Pilote de forma segura no transito!

Biz 125 2011 Pretinha - Magrela - 3 anos
Twistinha 250 Amarela 2006 - Soledade - 7 anos
Buell XB12 Scg 2007 - Malévola - Desde 2021

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 385
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Resposta #3 Online: 25 Janeiro, 2022, 13:36:38 »
Olha só o que um simples fio solto faz.

Parabéns pela curiosidade e de ter relatado tudo aqui para nós também, com certeza pode ajudar muita gente.
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Chay Vargas - Vitória ES

  • Participativo
  • **
  • Posts: 62
    • Ver perfil
Re:Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Resposta #4 Online: 23 Agosto, 2022, 11:31:27 »
Eh, meu Retificador abriu o bico na semana seguinte....a bateria fritou tbm.
O estator segue firme e forte, então só troquei bateria e retificador.
Bateria antes Bosch BTX14a de 130CCA agora uma MOTOBATT de 200CCA
Retificador WORTECH.

Enquanto mexia na moto, destrinchava o retificador original, então segue mais dados de famigerado trifásico:
Abaixo segue o esquema elétrico dele que eu consegui retirar na mão e montei no Soft (DIPTRACE).
As fotos masi abaxo é um zoom da parte de potência - estator, SCR´s e a outra foto a parte de controle, com cisruitos comparadores de tensão. Assim "startam os SCR´s mais tarde do ciclo senoidal", mantendo os 14v estáveis na saída, como lá na primeira imagem que postei.

Lembrando, é um retificador controlável, regula a tensão de saída pelo tempo de comutação dos SCR´s e não por derivação para o TERRA como nos tipo SHUNT.

ah, resistores com 3 números... o terceiro é o numero de zeros...ex: 104 = 100000 ou seja: 100 Kohms.
                                                                                                    101 =100, ou seja 100 ohms
                                                                                                    100 = 10 (sem zeros), ou seja 10 ohms


« Última modificação: 23 Agosto, 2022, 11:49:14 por Chay Vargas - Vitória ES »
Pilote de forma segura no transito!

Biz 125 2011 Pretinha - Magrela - 3 anos
Twistinha 250 Amarela 2006 - Soledade - 7 anos
Buell XB12 Scg 2007 - Malévola - Desde 2021

Offline Chay Vargas - Vitória ES

  • Participativo
  • **
  • Posts: 62
    • Ver perfil
Re:Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Resposta #5 Online: 23 Agosto, 2022, 11:41:42 »
Abaixo mais fotos do Layout da placa
vista superior com compontens e vista inferior das trilhas.
Pilote de forma segura no transito!

Biz 125 2011 Pretinha - Magrela - 3 anos
Twistinha 250 Amarela 2006 - Soledade - 7 anos
Buell XB12 Scg 2007 - Malévola - Desde 2021

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 385
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Resposta #6 Online: 25 Agosto, 2022, 13:19:28 »
Achei que a plaquinha era bem mais simples. Legal de ver esse diagrama com mais detalhes!
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Renato Rebelo

  • Novato
  • *
  • Posts: 5
    • Ver perfil
Re:Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Resposta #7 Online: 15 Fevereiro, 2023, 08:38:58 »
Bom dia e ótima explanação do assunto!

Então amigos, eu tive problema com meu regulador de voltagem, ouvi falar de muitos que deram problema, cheguei a adquirir um zero bala, que, por incrível que pareça, veio com problema, devolvi!!....
Daí procurei e encontrei 2 que faziam a recuperação desses reguladores, um é o Chiaratto que fica em Ribeirão Preto e o outro é o Ratinho que fica em Poços de Caldas e foi para o Ratinho que enviei o meu regulador que deu problema, pois já havia trabalhado com meu mecânico antes fazendo um belo trabalho ao custo justo, e o meu ficou perfeito o trabalho, fiz em 2014 e está perfeito até hoje! Enfim, notei também que a proximidade do regulador de voltagem ao calor do motor poderia ser prejudicial a peça, daí criei, à época,  4 espaçadores de alumínio de 1cm cada e assim afastei um pouco o regulador da caloria do motor, nunca mais me deu dor de cabeça.
Sobre as baterias, a original durou 4 anos, depois parti para a yuasa made in japan que durou até o problema do regulador de voltagem, depois utilizei a yuasa made in taiwan que não foi legal, depois testei a alliant de gel, também não adaptou a necessidade da moto, enfim utilizo a moura que era 1/3 do valor das anteriores e estou 3 anos com ela sem problema. Me falaram muito bem da motobatt, nunca a usei.

Espero ter contribuído com algo
Forte abraço!

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 385
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Resposta #8 Online: 16 Fevereiro, 2023, 23:22:03 »
Boa dica de afastar um pouco o regulador do calor gerado... pode ajudar muito na vida útil do mesmo.
Baterias de Gel são temidas por muitos proprietários de Buell, já tivemos até incêndio em uma do Vallin!
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Renato Rebelo

  • Novato
  • *
  • Posts: 5
    • Ver perfil
Re:Retificador e Estator Buell <07 - Bobinas, esquema.
« Resposta #9 Online: 04 Março, 2023, 16:08:33 »
Olha, tenho pra mim que ajuda na vida útil sim, pois nunca mais tive problema com o regulador de voltagem e lembrando que o meu é retificado!....agora ótima dica sobre evitar as baterias de gel, desconhecia a informação de que na buell são um veneno, nunca mais!!....