Autor Tópico: Testando o Sensor IAT - Intact Air Temperature - Sensor de Temperatura do Ar  (Lida 120 vezes)

Offline Aranha

  • J.Aranha
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Sensor de temperatura do ar fica localizado na parte interna do filtro de ar, próximo ao pórtico TBI. Parece uma velinha com a ponta preta em forma de gota.

O mau funcionamento do sensor IAT poderá resultar:
          * Alto consumo de combustível;
          * Desempenho ruim;
          * Motor falhando;
          * Partidas demoradas                       

O que pode estar de errado no Sensor IAT:
          * Fiação do sensor com soldas:
                  -Veja a fiação se não foi mexida e retiraram os conectores e ou trocaram os fios originais por outros, se não existe fios quebrados ou soldados;
          * Sensor sujo ou desgastado:
                  - Neste caso vc pode limpar com muito cuidado o sensor , aquela gota preta dele com álcool isopropílico e algodão, bem de leve, lembre-se que este sensor é muito delicado, ou ele pode esta danificado;
          * Conexões do chicote quanto a oxidações, aterramento e rompimento:
                  - Isso é prioritário tem que ser verificado antes de tudo, checar a fiação desde a ECM até o sensor com um multímetro e visualmente quanto a desgastes, fios descascados ou rompidos.

Sensor de Temperatura do Ar de Entrada (IAT):     
     O Módulo de Controle Eletrônico (ECM) monitora o sinal no terminal "14" do conector [11], este vem de um dos fios do Sensor IAT. O outro fio do sensor IAT está conectado a um terra comum, que também está conectado ao ECM Terminal "27" do conector [11].
     O sensor IAT é um termistor, o que significa que, a uma temperatura específica, terá uma determinada resistência em um dos seus terminais. Como essa resistência varia, então a tensão fornecida ao terminal "14" será variável também entre 0 e 5volts.
     Em altas temperaturas, a resistência do sensor é muito baixa, isso efetivamente diminui a tensão do sinal no terminal "14"do conector [11] da ECM.
     À baixas temperaturas, a resistência é muito alta, isso faz com que  a tensão aumente perto da tensão máxima fornecida de 5 volts, no terminal "14"do conector [11] da ECM.
     A ECM monitora esta tensão para compensar várias condições de funcionamento do motor.⁠⁠⁠
     
* Na tabela 2-28,  temos a relação Tensão / Resistência / Temperatura do Sensor IAT para realizarmos os testes de comparação. 
* Na Figura 2-46, as cores dos fios podem ser diferentes dependendo do ano da Buell , no exemplo do circuito apresentado é de uma Buell XB 2008, acredito que 2006 e 2007 sejam iguais.

Bom Divertimento e se precisar use a pesquisa no Forum ou deixe sua duvida que estaremos respondendo o mais rápido possível.

Abraços...

* Lembre-se de ter o manual de manutenção a mão lá existe um procedimento para testar todas as partes de nossas Brutas.
   

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« Última modificação: 04 Agosto, 2017, 18:15:55 por Aranha »
J. Aranha
Cotia/SP
XB12Ss - Preta - 2006