Autor Tópico: Dicas para manter sua Buell  (Lida 20903 vezes)

Offline Perez

  • Novato
  • *
  • Posts: 13
  • XB9SX Azul 2007 (à venda)...Ulysses 2008 preta
    • Ver perfil
Dicas para manter sua Buell
« Online: 20 Agosto, 2017, 02:11:45 »
São dicas que recebi...o texto é de um proprietário e apaixonado pelas brutas...

Manutenção Preventiva - Não economize!!!

Embora não estejamos livres de quebras...vale lembrar que a manutenção preventiva é a melhor e mais econômica solução de problemas. Sou repetitivo, mas 99% das quebras dão sinais antes de ocorrerem...podem perceber.. até no seu escritório!!! Se vc puxar pela memória, toda falha/desastre de alguma forma ou de outra poderia ter sido evitada se vc ou alguém tivesse quebrado a sequencia, "retirado uma pedra do dominó" ou seja...aquela falha piscou pra vc, mas vc não deu atenção...Portanto não ignore os sinais, não seja passivo ou seja vá atrás das falhas latentes!! Sejam espertos!!

Dica: as Buells não gostam de giros abaixo de 2800 rpms...elas falham..dão tranco...estouram na caixa de ar..A forma correta de pilotá-las e amenizar esse efeito é trabalhar o motor acima dos 2800rpms...elas ficam um tesão pra andar..abaixo disso trabalhem a embreagem..A longa primeira marcha delas chega a quase 80kms/h, portanto não há motivo algum pra vcs andarem em 2a marcha a 30/40kms/h.!!! Esses trancos comprometem o câmbio, primária e coxins..Ah! e nada de ficar dando aquelas aceleradas frenéticas..isso sobrecarrega o sistema de injeção/TPS!! Acelerem suave e progressivamente.. Minimizem/ajustem a folga do acelerador, isso também ajuda a evitar trancos no motor além de proporcionar uma pilotagem mais confortável. Uma boa regulagem da primária contribui também para acabar com os "tranquinhos" em baixa e o barulho que muitos erroneamente acabam trocando de óleo da primária..Não aconselho trocar as especificações do óleo da primária, pois isso pode comprometer os discos da embreagem.

Outra coisa, evitem o trânsito intenso da cidade. As Buells precisam de ar para arrefecerem e submetê-las ao calor excessivo pode literalmente torrar fios e componentes eletrônicos (ECM inclusive), causando falhas de difícil identificação. Comprem uma motokinha para o dia a dia, tenho certeza que no final, as contas ficarão mais baratas..

Prosseguindo, diria então que a probabilidade de um Bueller ficar na estrada é quase 0 (quase heim!!!) se:
>Fizer a manutenção adequada e numa oficina eficiente que respeite e siga as orientações do manual de serviços - tork etc e que principalmente conheçam as Buells...Não levem em curiosos!!Vai sair mais caro.

>Trocar os rolamentos das rodas a cada troca de pneus;

>Trocar a bateria assim que ela apresentar os primeiros sinais de fraqueza....isso fará com que vcs economizem em regulador de voltagem e stator, pois bateria fraca sobrecarrega e por fim danificam essas peças. Desligada ela deve marcar acima de 12,5v . . o correto é estar entre 12,7 /12,8v; em 12,5v ou abaixo disso já requer uma carga ou troca se não estiver segurando. Ligada deve ficar acima de 14,2 pois baixo disso já pode estar havendo problemas com regulador/ estator já causado pela falta da troca da bateria no tempo certo. Baixar 5 ou 6v em 5 dias (parada) já demonstra alto grau de desgaste...TROQUE-A!!
Uma bateria nova custa em torno de R$280/300....se tentarem postergar a troca o custo do estrago poderá facilmente aumentar para R$1500,00.
Importante: Não façam a tal da chupeta em carros!!Não deem tranco no motor!! Parem e pensem!! Não tentem movimentar a moto!! Chamem o guincho e vá pra casa ou para a oficina!! Sairá muito mais barato!!

>Verifiquem e reforcem os cabos e fios que se encontram próximos ou em contato por ex. com as tampas laterais do lado direito que protegem a polia e fiações/conectores; verifiquem também se não há parafusos encostados em fios e cabos, principalmente os que prendem o spoiler (lado direito também).... principalmente.
Numa das revisões o mecânico apertou o parafuso do spoiler junto com o cabo do regulador de voltagem, ocasionando um curto e uma pane elétrica em alta velocidade na Carvalho Pinto. Por "sorte" tinha um fusível (geral) e segui em frente. Tenham fusíveis sobressalentes!! Em casa constatei a falha e solucionei o problema...vejam as fotos anexas.

>Verifique ( Ulysses) se o protetor/calço do ECM não está desajustado. Trata-se de uma peça que impede/limita que o banco precione a peça. Com
o passar do tempo o protetor se desgasta (pela fricção com banco) fazendo o banco apoiar no ECM trincando-o...Use uma bucha ou arruelas para levantar o protetor/calço. Em breve teremos uma solução melhor (suporte de aço).

>Trocar a correia a cada 35 mil kms (aqueles que não aceleram) e 25/27mil kms para os mais "race"..ou aqueles que não lavam periodicamente a moto/correia principalmente após chuvas deixando-a com detritos (areia/pixe com pedras etc.);

>Eliminar o conector do regulador de voltagem (modelos 2005/2006/2007), soldando os fios + fita isolante 3M de alta fusão... Nota: fazer esse procedimento somente nos reguladores originais, ou seja que ainda não foram substituídos, pois os novos já vem com um kit (conector) atualizado.

>Nos modelos 2005 a 2007, sugiro substituirem (a cada 30 milkms) as peças codigos (26391-06 e 11317) - Engrenagem e chaveta da bomba de óleo. Responsável pelo acionamento da bomba de óleo (junto com o virabrequim) essa engrenagem, feita originalmente de um material menos resistente a regimes intensos "race” com o tempo se desgasta causando deficiência no luxo de óleo para o motor, resultando em graves danos. Esse alerta vale principalmente para os mais "race". Na verdade se vcs pesquisarem existia um kit race dessas peças.. que era vendido como "acessório".

>Nas XB12, não se esqueçam de manter limpa e lubrificada a válvula de abertura do escape, aquela que fica na parte superior dianteira do escape. Essa válvula otimiza a potencia do motor e qdo. emperrada impede a passagem de gases em alto giro (acima de 5000 rpms), causando aquecimento excessivo, conflito no ECM, falha no motor e ascendimento da luz da injeção. (Atenção! Soube que nas 2008> essa luz pode não acender..redobrar a atenção). Nota: muitos mecânicos sugerem o desligamento dessa válvula através do ECM. Não aceitem isso e não tenham preguiça de lubrificarem a válvula. Exijam o funcionamento padrão. O pleno desempenho dos motores XB12 dependem desse ítem que foi projetado para isso e pra quem não sabe, a Diavel (Ducati) dentre outras trabalham com sistema semelhante a esse.
Usem WD40 com um prolongador de forma a alcançar a válvula. Acesse-a pela abertura do spoiler - lado esquerdo. Para testá-la e saber se não está emperrada, tire a bolha do tanque de forma a expor o atuador (máquinha que puxa e solta o cabo que aciona a válvula lá no escape....ligue a moto e acelere até o fim do curso. Se o atuador não estiver puxando o cabo é possível que a válvula lá embaixo (escape) esteja emperrada...Use uma Wap para lavar e retirar detritos e depois de secá-la, use bastante WD40 e deixe por algum tempo...Depois, veja se o sistema está ok. A válvula deve abrir e fechar...Façam esse procedimento no minimo a cada 15 dias. (vejam sistema anexo) Importante: Não force de forma alguma o atuador...ele deve funcionar somente através do gerenciador (ECM).

>Cintas do escape: elas foram projetadas para “apoiar/abraçar” o escape ou seja, não há necessidade de apertá-las demais. Esse tork excessivo tem contribuido para o rompimento dessas peças (em razão do aquecimento e dilatação). Se isso ocorrer longe de casa e se não for possível remover a moto num guincho, pare imediatamente, procure um arame e prenda-o bem e provisoriamente. Não rode com a moto sem apoio no escape, pois os prisioneiros dos cilindros podem estourar...ai complica tudo, pois haverá a necessidade de baixar o motor e refazer o trabalho, que se não for bem feito dará muitas dores de cabeça. De novo! Aconteceu algo de errado....pare e pense..Vai ficar mais barato.

>Sensor de combustível: Falhas no sensor de combustível podem ocorrer por vários motivos, desde um simples fio/conector solto no chicote ou até um problema um pouco mais complicado que requer a desmontagem da bomba de combustível, o que exige um cuidado muito especial. Portanto deixe o assunto nas mão de um profissional de confiança que entenda efetivamente de Buells. Segue link/procedimento.
http://www.badweatherbikers.com/buell/m ... 1236781570" onclick="window.open(this.href);return false;
>Leiam o manual!!!

>Utilizem óleos da mais avançada qualidade, mas dentro das especificações recomendada pelo fabricante e sejam conservadores nas trocas, aliás essa é pra mim é a melhor maneira de cuidar do motor ou seja mantendo-o sempre limpo. Não esquecendo dos filtros (ar e óleo).

> Pneus: evitem alterar as especificações (medidas) originais...isso comprometerá a dirigibilidade e consequentemente a sua segurança...Não vá na conversa de aventureiros....Acredite o Erik Buell já deixou ela prontinha pra vc!
Por fim, uma eficiente inspeção visual evitará vários probleminhas. Faça-a sempre antes, durante (nos abastecimentos) e depois dos passeios.
Lavar a moto (vc mesmo) algumas vezes também é muito importante, pois o fato de tatear suas partes ajuda a identificar por ex. parafusos e peças soltas, fato comum tendo em vista a vibração...

Gente..raramente numa revisão os mecânicos tomam todos esse cuidados que falei. Portanto não transfiram pra eles essa responsabilidade que é de vcs. Todo motociclista deve ter a mínima noção de mecânica para revisar sua máquina (assim como um piloto de avião)...porque vcs sabem....uma "bobagem"/coisa aparentemente simples pode de repente causar um sério acidente...

Lembrem-se...fiquem atentos as falhas latentes, aquelas que piscam pra vc dizendo...olha!!! Tô aqui...vou te fo*&*%der!! Essa se vc deixar passar é imperdoável..e pode comprometer não só a sua segurança, mas a de sua garupa também.

Seja responsável, se não tem grana no momento para a manuatenção de sua motoka, deixe-a parada!!

Abraço a todos.
By Magoo


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

BUELL

Different in every sense!

Diferente em todos os sentidos!

Offline Marco Krueger

  • Novato
  • *
  • Posts: 25
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #1 Online: 23 Agosto, 2017, 17:01:29 »
Muito bom.

Marco Krueger - Arquiteto
Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk


Offline Aranha

  • J.Aranha
  • Moderador Global
  • Novato
  • *****
  • Posts: 38
  • Melhor que uma BUELL só outra BUELL!
    • Ver perfil
    • Restauração e Customização V2
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #2 Online: 24 Agosto, 2017, 08:30:53 »
Ótimo texto, concordo com alguns tópicos e discordo de outros... Mas são informações importantes. Paravens

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

J. Aranha
Cotia/SP
XB12Ss - Preta - 2006

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 384
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #3 Online: 26 Maio, 2018, 00:17:18 »
Gostei muito do tópico também.
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Erick Carrijo

  • Moderador Global
  • Novato
  • *****
  • Posts: 24
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #4 Online: 15 Junho, 2018, 08:32:45 »
Muito boas as dicas! Valeu!

Offline Wendell Fernandes

  • Novato
  • *
  • Posts: 5
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #5 Online: 06 Agosto, 2018, 21:08:42 »
Gostei das dicas e vou verificar a válvula de escape

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk


Offline Newton Meyer Pereira

  • Participativo
  • **
  • Posts: 51
  • Ulysses 2006
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #6 Online: 08 Janeiro, 2019, 18:50:27 »
Boa noite, gostaria de saber qual óleo usar no motor e primária da Buell Ulysses 2006

Offline mcmoyses

  • Novato
  • *
  • Posts: 35
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #7 Online: 09 Janeiro, 2019, 11:54:46 »
Oleo do motor, recomendo motul 5100, não lembro o nome do oleo da primaria...desculpe

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 384
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #8 Online: 13 Janeiro, 2019, 05:02:14 »
Oleo do motor, recomendo motul 5100, não lembro o nome do oleo da primaria...desculpe

O óleo que você esqueceu o nome chama-se TransOil Motum também. Eu uso o mesmo do motor na primária, isso foi dica do Deco (mestre dos magos das Buells hehehe) nos milhões de motores de Buell que ele já abriu, disse que fica evidente que os que usam o mesmo Motul 5100 na primária também, apresentam muito menos limalhas das engrenagens do câmbio na hora da troca, o que leva-nos a crer que a lubrificação está maior neste cenário! Claro que tem um ponto negativo tomando esta decisão, o neutro da moto fica meio ruim de achar e você vai precisar pegar o macete pra encontra-lo, fora isso, só alegria!
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Newton Meyer Pereira

  • Participativo
  • **
  • Posts: 51
  • Ulysses 2006
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #9 Online: 07 Fevereiro, 2019, 19:03:27 »
Boa noite
Fiz uma pequena revisão na Ulysses, troquei óleo do motor pelo indicado Motul 5100, primaria trasoil Motul também filtro de oleo, filtro de ar KeN rolamentos da roda traseira, agora vou continuar daqui a uma semana trocar rolamentos da roda dianteira, pois já comprei, trocar óleo das bengalas e lâmpadas do farol para ld, assim acho que termina a revisão de 16.000 km, e se tudo correr bem vou encomendar a correia também pois a minha esta meio ressecada pois o antigo dono não andava muito com ela, por isso ela só esta com esta km.

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 384
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #10 Online: 11 Fevereiro, 2019, 16:27:23 »
Muito boa revisão! Essa motoca com esse pouco de estrada de vida merece! Vai adorar a monstrinha =D
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Newton Meyer Pereira

  • Participativo
  • **
  • Posts: 51
  • Ulysses 2006
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #11 Online: 13 Fevereiro, 2019, 20:16:07 »
Boa noite, será que alguém poderia me ajudar, não sei se seria aqui,mas vamos lá, ontem uma vizinha minha saiu com o carro e acabou derrubando minha Ulysses, deu um belo prejuízo, queria saber se alguém sabe onde posso encontrar a bolha de policarbonato que está na foto dela no perfil, ou um original.

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 384
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #12 Online: 13 Fevereiro, 2019, 20:24:08 »
Boa noite, será que alguém poderia me ajudar, não sei se seria aqui,mas vamos lá, ontem uma vizinha minha saiu com o carro e acabou derrubando minha Ulysses, deu um belo prejuízo, queria saber se alguém sabe onde posso encontrar a bolha de policarbonato que está na foto dela no perfil, ou um original.

Já tentou falar com o Deco cara?
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline caue hoer

  • Novato
  • *
  • Posts: 1
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #13 Online: 04 Setembro, 2019, 16:03:57 »
Fala Dr Magoo!!! Boa tarde a todos. Sou o Cauê e há alguns pares de anos tive a honra de rodar km a fora com uma gloriosa XB12ss 2007. Passa o tempo, passam as máquinas, passam as mulheres, os filhos, a árvore de natal vai ficando pesada com tantas bolas kkk mas de uma Buell eu não esqueço! Estou procurando uma Firebolt em boas condições, achei até mas não estou achando a oficina aqui em SP (capital) para dar a manutenção que os bólidos requerem. Agradeço se alguém puder me indicar oficina para manter rodando a lenda. Abs a todos e obrigado

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 384
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #14 Online: 14 Setembro, 2019, 19:45:48 »
Fala Dr Magoo!!! Boa tarde a todos. Sou o Cauê e há alguns pares de anos tive a honra de rodar km a fora com uma gloriosa XB12ss 2007. Passa o tempo, passam as máquinas, passam as mulheres, os filhos, a árvore de natal vai ficando pesada com tantas bolas kkk mas de uma Buell eu não esqueço! Estou procurando uma Firebolt em boas condições, achei até mas não estou achando a oficina aqui em SP (capital) para dar a manutenção que os bólidos requerem. Agradeço se alguém puder me indicar oficina para manter rodando a lenda. Abs a todos e obrigado

O Deco só mexe com Buell e ele é aqui de Cotia, quanto aos trabalhos que fez nas minhas só tenho elogios... Tem o Rodney em São José que mexe com multimarcas e também tem ótima reputação com Buell. Deixe seu telefone no privado para mim que adiciono e te mando os contatos.

Abraço!
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Caetano

  • Novato
  • *
  • Posts: 15
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #15 Online: 30 Novembro, 2019, 21:03:07 »
Olá sou novo aqui  acabei de adquirir uma Ulisses alguém pra dar dicas sobre troca de óleo quantidade e tempo  para troca e tipo

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 384
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #16 Online: 02 Dezembro, 2019, 00:09:37 »
Olá sou novo aqui  acabei de adquirir uma Ulisses alguém pra dar dicas sobre troca de óleo quantidade e tempo  para troca e tipo

Olá Caetano, óleo sempre de qualidade, eu troco a cada 5 mil Km mas tem gente que troca com 10 mil, ou um ano que ele está em seu sistema pois óleo velho perde viscosidade. Vai ver que tem agora um brinquedão em suas mãos. Aproveite e sinta-se a vontade em entrar no nosso fórum sempre que quiser. Abraços e boa sorte com sua motoca.
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Caetano

  • Novato
  • *
  • Posts: 15
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #17 Online: 08 Dezembro, 2019, 19:29:16 »
Obrigado

Offline Caetano

  • Novato
  • *
  • Posts: 15
    • Ver perfil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #18 Online: 08 Dezembro, 2019, 19:35:43 »
Olá a minha Ulisses  veio com retificador ruim e o estator também já comprei um retificador e mandei recondicionar o estator     eu  mesmo tirei  só tenho um  manual pra saber o torque correto alguém tem essa informação por gentileza  pois a ferramentas  eu tenho se alguém puder me informar  obrigado

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 384
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #19 Online: 14 Dezembro, 2019, 03:32:15 »
Olá a minha Ulisses  veio com retificador ruim e o estator também já comprei um retificador e mandei recondicionar o estator     eu  mesmo tirei  só tenho um  manual pra saber o torque correto alguém tem essa informação por gentileza  pois a ferramentas  eu tenho se alguém puder me informar  obrigado

Olá Caetano,

 Vou mandar seu pedido de informação para os amigos da graxa, quando tiver resposta de algum deles posto aqui para você!

Abraço.
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 384
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Dicas para manter sua Buell
« Resposta #20 Online: 14 Dezembro, 2019, 16:13:53 »
O grande amigo Carrijo, informou para que entre nesse site: http://buellmods.com/

Tem muita informação e manuais inclusive com o que você solicitou na dúvida. Infelizmente não está em português, mas vou tentar contato com o pessoal desse site para ver se permitem que disponibilizemos as informações traduzidas aqui no fórum.

Espero que encontre o que precisa e deixe a motoca nos padrões que ela merece.

Até mais.
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue