Autor Tópico: Transmissão Final (Correias)  (Lida 28168 vezes)

Offline Maiconcosta

  • Moderador Global
  • Novato
  • *****
  • Posts: 20
    • Ver perfil
Transmissão Final (Correias)
« Online: 05 Junho, 2017, 11:57:30 »
Bom dia Senhores.

Segue as informações referente as correias e polias utilizadas pelas Buells XBs e 1125.

As correias utilizadas são, nada mais que correias industriais. As correias originais possuem cordéis em fibra de aramida (Kevlar). Os fabricantes tem substituído a fibra de aramida por fibra de carbono já a alguns anos. Inclusive, a Harley Davidson utiliza correias com cordéis em fibra de carbono da marca Gates. Lembrando que as correias da Gates (Polychain GT Carbon, disponível em 135 dentes) que utiliza cordéis em fibra de carbono, mesmo com a quantidade igual de dentes das originais, se faz necessário realizar uma modificação no suporte da polia tensionadora, conforme imagem abaixo.

Especificação das Correias​ (Belt) para todas as Buells XBs e 1125:
Largura: 1 1/8" (28,57mm); Passe: 14mm

- Buell XB9S e XB12R (2003 apenas) - Este modelo não foi vendido no Brasil.
Correia de 155 Dentes
Relação 72/30 (2.400:1)

- Buell XB9SX, XB12S e XB12R (2004 a 2010)
Correia de 128 Dentes
Relação 65/27 (2.407:1)

- Buell XB12Ss, XB12X e XB12Stt
Correia de 135 Dentes
Relação 65/27 (2.407:1)

- Buell 1125CR
Correia de 149 Dentes
Relação 76/27 (2.815:1)

- Buell 1125R
Correia de 145 Dentes
Relação 70/27 (2.593:1)
« Última modificação: 01 Fevereiro, 2018, 16:18:50 por Maiconcosta »

Offline Marco Krueger

  • Novato
  • *
  • Posts: 25
    • Ver perfil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #1 Online: 27 Julho, 2017, 21:03:56 »
Muito bom

Marco Krueger - Arquiteto
Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk


Offline Marco Krueger

  • Novato
  • *
  • Posts: 25
    • Ver perfil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #2 Online: 27 Julho, 2017, 21:04:02 »
Muito bom

Marco Krueger - Arquiteto
Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk


Offline mcmoyses

  • Novato
  • *
  • Posts: 35
    • Ver perfil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #3 Online: 22 Novembro, 2018, 14:10:26 »
Algumas duvidas sobre as correias:

1) De quanto em quanto tempo devemos trocar a correia? Tenho uma Uly
2) Como identifico a hora de troca-lá?
3) Existe alguma manutenção/cuidado que devemos ter com a correia?

Desde já agradeço a ajuda!!!!!

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 385
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #4 Online: 22 Novembro, 2018, 23:37:25 »
Algumas duvidas sobre as correias:

1) De quanto em quanto tempo devemos trocar a correia? Tenho uma Uly
2) Como identifico a hora de troca-lá?
3) Existe alguma manutenção/cuidado que devemos ter com a correia?

Desde já agradeço a ajuda!!!!!

Correias de Harley duram até 100 mil KM.... mas não se deixe levar por essa informação, na Buell a brincadeira é diferente. Mesmo sendo correias feitas até do mesmo material, a Buell por ter mais torque e instigar o piloto a "dar mão" duram bem menos!
A minha quando comprei a moto já estava com a correia bem usada e andei até estourar, normalmente o pessoal do grupo anda com uma correia ali onde o filtro de ar fica, e roda até estourar.
Vamos as dicas para durabilidade:
- Evite principalmente sair forte com a moto parada, tipo saída de farol... isso estressa de mais a correia. Quanto a manutenção, passe vaselina liquida (de farmácia) na parte interna e externa da correia 1 vez por mês no mínimo. Isso evita dela ressecar e quebrar prematuramente. A minha e a do Pedro passamos silicone concentrado (de maquina de xerox) 1 vez a cada 15 dias ficam sempre bem hidratadas e creio que vão durar muito (se chegar a 40 mil do jeito que eu ando seria excelente). Ah... use uma escova de dentes para passar a vaselina na correia.

Espero ter ajudado! Valeu e até logo...
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline mcmoyses

  • Novato
  • *
  • Posts: 35
    • Ver perfil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #5 Online: 23 Novembro, 2018, 08:44:37 »
Olá Pimbox...sim ajudou e muito...muito obrigado...

Offline Flávio Ribiero Ulysses

  • Novato
  • *
  • Posts: 11
  • Cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais...
    • Ver perfil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #6 Online: 03 Junho, 2019, 21:13:02 »
Muito boa a dica do silicone!!!

Quanto a tensão da correia, é normal a roldana do tensor ficar "livre" com a moto parada??
Menos Km por litro.
Mais emoção por Km!!

XB12X Ulysses

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 385
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #7 Online: 04 Junho, 2019, 00:22:50 »
Muito boa a dica do silicone!!!

Quanto a tensão da correia, é normal a roldana do tensor ficar "livre" com a moto parada??

Negativo! O meu tensor fica bem difícil de rodar com a mão, quando a moto está parada! Se o seu ta muito fácil recomendo que veja se a corria está muito gasta.
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Flávio Ribiero Ulysses

  • Novato
  • *
  • Posts: 11
  • Cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais...
    • Ver perfil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #8 Online: 04 Junho, 2019, 18:20:09 »
Valeu pela dica!!!
Vou verificar com o pessoal de uma loja que mexe com HDs e Buell aqui em Campinas.
Menos Km por litro.
Mais emoção por Km!!

XB12X Ulysses

Offline Kenio Bristot

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
    • Ver perfil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #9 Online: 02 Outubro, 2019, 11:01:02 »
Bom dia pessoal, gostaria de saber onde encontro correia da Buell xb9 sx 2006/7  128 dentes 14mm 1-1/8 quando acha no Brasil é inviável, alguém tem um contato com preço justo?.

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 385
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #10 Online: 05 Outubro, 2019, 01:06:24 »
Bom dia pessoal, gostaria de saber onde encontro correia da Buell xb9 sx 2006/7  128 dentes 14mm 1-1/8 quando acha no Brasil é inviável, alguém tem um contato com preço justo?.

Kenio, quando a minha exatamente do modelo que está procurando (xb9sx) estourou, comprei com o Deco original. Mas depois de um tempo criaram até um grupo no WhatsApp voltado para a criação de uma correia exatamente com as mesmas especificações, como se fosse uma Gates só que com 128 dentes... Sei que tiveram muitas falhas durante as tentativas de conclusão do projeto, mas não acompanhei até o final para saber se obtiveram êxito. Vou ver no grupo da oficina do Deco se alguém sabe que "pé que ficou" esse projeto.
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue


Offline Chay Vargas - Vitória ES

  • Participativo
  • **
  • Posts: 62
    • Ver perfil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #11 Online: 29 Janeiro, 2020, 08:46:34 »
Só lembrando que moto parada por muito tempo a correia se deforma nas posiçoes das polias, forma um semi-círculo criando um calo, e quando sai dessa posição (moto rodando), esse "calo" sai da sua posição de "repouso" e assume uma posição retilínea aonde não toca nas polias, e isso cria um enorme estress no material da correia...

É basicamente como desentortar um clip de papel no local onde foi dobrado pelo molde na fábrica...necessica de menos tentativas para se romper.

Por isso, rode com sua Buell ou motocicleta com correia periodicamente, nem que seja apenas 1 metro (certifique-se da posição anterior, use giz de cera se necessário na parte externa da polia da roda traseira para marcar o "semi-círculo") para mudar posição da correia dentro da sua garagem. Se for ficar mais de uma semana sem rodar, afrouxe o tensionador, e deixe a correia o mais frouxa possível, de preferência remova-a e guarde em um local longe de fonte de calor, sol, umidade, óleo derivados de petróleo, fumos...etc.

Áhhh, não torcer a correia para verificar folga....rs isso fala até no manual, verifica pela polia externa, no caso, esse deslizamento não pode ocorrer. Ajuste folgando os dois parafusos e movimentando com a mão, tinha uns modelos que tinham uma mola, me corrijam se estiver errado!!!

Não durará 100 mil km, mas vai achegar perto dessa marca, afinal o preço não é barato dessas correias, mas mesmo asssim é mais viável já que custa o dobro e dura PELO MENOS umas 3x mais que uma corrente para motos de 1000cc....
Se cuidar, dura aí umas 5x mais!

Olha no site da Sant Paul é uma Enciclopédia...rs

Página inicial: https://st-paul-harley-davidson-buell.myshopify.com/

Correia 128T: https://st-paul-harley-davidson-buell.myshopify.com/collections/best-selling-products/products/g0500-1aah-genuine-buell-drive-belt-xb12r-xb9r-xb9s-xb12s-xb9sx-u8a

Manutenção na correia: https://cdn.shopify.com/s/files/1/1713/7809/files/XB_Belt_Drive.pdf?17442822823085659810
« Última modificação: 29 Janeiro, 2020, 08:53:10 por Chay Vargas - Vitória ES »
Pilote de forma segura no transito!

Biz 125 2011 Pretinha - Magrela - 3 anos
Twistinha 250 Amarela 2006 - Soledade - 7 anos
Buell XB12 Scg 2007 - Malévola - Desde 2021

Offline Pimbox

  • Administrator
  • Senior
  • *****
  • Posts: 385
  • Douglas Adario
    • Ver perfil
    • Buell Brasil
Re:Transmissão Final (Correias)
« Resposta #12 Online: 03 Fevereiro, 2020, 19:22:33 »
Só lembrando que moto parada por muito tempo a correia se deforma nas posiçoes das polias, forma um semi-círculo criando um calo, e quando sai dessa posição (moto rodando), esse "calo" sai da sua posição de "repouso" e assume uma posição retilínea aonde não toca nas polias, e isso cria um enorme estress no material da correia...

Ótima dica Chay, muito bem lembrada essa informação da correia parada!
Quatro Cilindros em linha sentimos no ouvido...
Mas o V2... Ah o V2, esse sentimos no coração.

Buell XB09SX 2008 Diamond Blue