Olá galerinha, dia 14/02/2022 (sexta feira) andando com a bruta e do nada o voltímetro que marcava 13.8-14.2V caiu pra 12,2 e fixou em 11.6V... cheguei no trabalho preocupado, e ao ligar a moto pra voltar pra casa, rezando pra bateria segurar por 11 Km até chegar em casa..., ao dar a partida, o voltímetro no painel voltou a marcar 13.6, até chegou nos 14,2V e não caiu mais...No sábado, dia seguinte dei a partida, pegou normal e marcava acima dos 13,6V...depois de rodar uns 15km a tensão novametne caiu pra 11,2V.
Acho que meu estator está querendo aposentar.
De acordo com manual de serviços da moto, o fórum e dicas do grupo Buell BR, dá pra fazer alguns testes que não tive tempo de fazer ainda, pra ter certeza se é estator ou retificador que está pelas úlitmas.
Para os que tem menos experiência com manutenção, tem a empresa Wortech que faz esse serviço, 100% e garantia de 1 ano.
Mas pretendo dissecar a moto e rebobinar eu mesmo, então decidi dar uma estudada mais aprofundada e vou compartilhar o que andei descobrindo até agora:
Esse tópico é sobre Retficador/Estator dos modelos abaixo de 2008, retificador 5 fios e estator 18 bobinas.
Sobre o retificador/regulador, descobri que NÃO é do tipo SHUNT como de costume em muitas motos, ou seja é com SCR em série com a carga, de forma ser uma circuito trifásico de aonda completa com controle pelo lado negativo com os SCRs chaveando...que cortam o pico de tensão acima dos 14V...um pouco complicado explicar por escrito com poucas palavras...mas o "transistor" funciona sempre no final do semiciclo da senóide alternada, mantendo a tensão regulada em 14V...quando a senóide chega em 0V, o SCR desarma e volta a armar no final da próxima senóide.... regula mandando pulsos de tensão tentando manter os 14V como média constante.
Quanto ao estator, consegui dados mais sólidos.
Trifásico
18 bobinas
6 bobinas ligadas em série por fase
Ligação em triângulo
Temperatura média do óleo da primária com motor quente fica entre 200 a 250ºC...do bobinado não achei.
Tensões a partir de:
16 a 20V a cada mil RPM, logo:
32 a 40V em 2000 RPM
48 a 60V em 3000 RPM
64 a 80V em 4000 RPM
80 a 100 em 5000 RPM
96 a 120 em 6000 RPM
112 a 140 em 7000 RPM...sim, temos 110V na moto...até mais...kkk.
Olhando com alguns fabricantes de fios esmaltados existem alguns isolamentos (verniz) que suportam melhor as temperaturas... partem de 120ºC até 220ºC, mas não achei nehum que suporte acima de 220ºC, sendo o mais utilizado o de 180ºC.
Talvez aí que é o ponto fraco da parte elétrica da Buell no nosso clima.
link de um fabricante:
https://www.jfpasqua.com.br/produtos/fios-de-cobre-esmaltadosMelhor isolamento: Poliamida imida = 220ºC
OBS: não sei se a Wortech utiliza esse fio. Entrei em contato mas não me informaram qual a temperatura de isolação dos fios que utilizam, só falaram que é nos padrões de fábrica e que o revestimento cerâmico suporta até 1000ºC.
Bom, vou seguindo com minhas pesquisas e vou atualizando assim que obtiver mais resultados. Lembrando que é um estudo, então fico aberto a sugestões, dicas, críticas para somar conhecimentos ou correções caso eu esteja errado.
Abaixo seguem algumas imagens:
Esquema básico do esquema do bobinado do estator da Buell e do retificador/ regulador SCR controlável. O sentido de enrolamento não estão representados nas figuras mas adianto que todas as bobinas são enroladas no mesmo sentido.